LOS PELIGROS DE INTERNET


El mes pasado estuvo en las noticias., que un joven portugués de 17 años atrás fue detenido por la Policía Judicial bajo sospecha de, a través de Internet, animar a otros jóvenes a cometer masacres en las escuelas de Brasil, que resultó en una víctima fatal, siendo probablemente uno de los casos más graves ocurridos en Portugal, por lo que proponemos, en este articulo, abordar el tema de los peligros de internet, en un idioma accesible a todos.

Rogério COPETO

Coronel de la GNR

Master en Derecho y Seguridad de la Patria y Auditor de Seguridad

O uso não supervisionado da internet, especialmente por crianças e adolescentes, apresenta diversos perigos que podem ter consequências significativas para o desenvolvimento e a segurança das crianças e jovens

Así, para abordar o tema dos perigos da internet socorremo-nos de uma metáfora, usando para isso, uma criança que navega num imenso oceano, a bordo de um pequeno barco a remos, encontrando na sua viagem inúmeros perigos, desde piratas até enormes monstros marinhos, pero también, quem o ajuda, assim como faz amizades pelo caminho.

Ao utilizar uma criança, que navega no seu pequeno barco a remos, explica-se metaforicamente, quais os benefícios e os malefícios da internet.

El Internet tiene cosas buenas y cosas malas, y algo muy malo, que assim como um marinheiro necessita de ter conhecimentos náuticos para manejar o seu barco, También los niños necesitan tener conocimientos, para fugir dos “piratas” e dos “monstros marinhos” que lhe entram na sua vida, a través de Internet.

As nossas crianças e jovens nasceram e vivem num mundo e todas elas têm acesso a dispositivos eletrónicos desde tenra idade, ya sea en casa o en la escuela, e para elas a informática e a internet não constituem qualquer problema, A diferencia de la mayor parte de los adultos, tendo à sua disposição toda a informação à distância de um clique.

Así que todos estamos de acuerdo que los beneficios de la Internet son numerosos, con respecto a los daños, é que nem todos estamos para eles despertos.

Hoje é normal as nossas crianças passarem horas e horas nos quartos, en "conversaciones" con los amigos(como), fazendo uso de plataformas de comunicação, sendo umas mais conhecidas, mas também outras plataformas menos conhecidas como o Discord.

Para todos los padres, la seguridad de sus hijos, Sigue siendo una prioridad hoy, como ayer, pero mientras que en el pasado los peligros fueron claramente identificados, ahora identificar los peligros a que nuestros hijos estén sujetos, No siempre es fácil.

Hoy un niño en su habitación en casa, Está sujeto a un conjunto mucho mayor de los peligros, que en el pasado, quando as crianças passavam o tempo todo na rua a brincar com os amigos, a menudo sin sus padres saben muy bien lo que su ubicación.

El grupo siempre ha protegido a sus miembros y un niño de hoy, solo en su habitación, haciendo uso de la internet, Está sujeto a numerosos peligros, ninguna oportunidad de defenderse y sin poder confiar en el grupo de amigos en busca de ayuda, como lo hicieron en el pasado, Cuando en la calle ayudado unos a otros.

Hoy en día los peligros de Internet adoptan diversas formas, tales los "piratas" y "monstruos marinos", Son, de hecho, el "contenido inapropiado", la "adicción a los juegos en línea", "El robo de identidad" y "ciberacoso", por no mencionar el "virus", los "caballos de Troya", no "phishing" e no "spyware", que abundan en Internet, sem esquecer os “predadores online”.

Na exposição a conteúdos inadequados a crianças ou o adolescente pode aceder a conteúdos violentos, pornográficos ou a discursos de ódio, podendo essas exposições afetar negativamente o desenvolvimento psicológico e emocional.

O cyberbullying é um problema crescente, onde crianças e jovens são assediados ou humilhados online, podendo conduzir a sérios problemas de autoestima, ansiedad, depressão e, em casos extremos, suicidio.

A internet facilita ainda o contato entre predadores sexuais e crianças e jovens, que podem ser manipulados e explorados, cujo modus operandi dos predadores é fazerem-se passar por amigos ou figuras de autoridade para ganhar a confiança das vítimas.

As crianças ao partilharem informações pessoais, colocam-se em risco, podendo ser vítimas de roubo de identidade e outras fraudes, incluindo a divulgação de moradas, números de telefone e outras informações sensíveis e pessoais.

O uso excessivo da internet pode levar à dependência, prejudicando o desempenho escolar, a socialização e a saúde física e mental, podendo ainda o tempo excessivo diante dos écrans causar problemas de visão, postura e sono.

A internet permite assim, que as nossas crianças, mesmo estando nos seus quartos, de una manera que antes era impensable, estejam sujeitas a um conjunto de perigos, os quais podem levar a graves consequências, caso os pais ou tutores não as alertem, supervisionem e controlem o que colocam na internet, es que no haya nada sobre el Internet es confidencial y tan poco puede borrar.

Es por eso que, só a prevenção pode evitar traumas físicos e psíquicos que tarde ou nunca serão ultrapassados, pelo que os pais e encarregados de educação ao primeiro sinal de que algo se passa, Deben tratar de comprender su origen, sendo que o problema poderá estar no uso da internet.

Por isso a educação digital importante, tanto para adultos como para as crianças, sendo a supervisão e controle parental essencial, recorrendo-se a ferramentas de controle parental para limitar o tempo de uso da internet, devendo-se conhecer as páginas e as aplicações que os filhos usam, e ter conversas abertas sobre o que é apropriado e seguro, estabelecendo-se regras claras sobre o uso da internet, como horários específicos para uso e os tipos de páginas que podem ser visitados, ajudando a criar uma rotina saudável e evita o uso excessivo.

Manter os computadores em áreas comuns da casa, onde os pais possam supervisionar o seu uso, incentivando a utilização de páginas e aplicações educacionais e seguras, promovendo paralelamente atividades fora da internet, como a prática de desporto, leitura ou atividades em família, contribuindo dessa forma para equilibrar o tempo de ecrã e o desenvolvimento de competências sociais, criando-se um ambiente onde os jovens se sintam confortáveis para falar sobre suas experiências online, permitindo que os pais intervenham rapidamente se algo preocupante ocorrer.

O uso não supervisionado da internet apresenta riscos reais para crianças e adolescentes, mas com medidas preventivas adequadas, é possível minimizar esses perigos, onde a educação contínua, a supervisão ativa e o estabelecimento de limites claros são essenciais para garantir que os jovens possam aproveitar os benefícios da internet de maneira segura e saudável, cujas palavras-chave são: “estabelecer regras”, “acompanhar”, “estar atento aos sinais” e “comunicar”.

Nota: El texto constituye la opinión exclusiva y única de su autor., los cuales sólo se vinculan a este y no reflejan la opinión o posición de la institución donde presta servicios.


Compartir este mensaje en
468x60.jpg