En la historia de las treinta y ocho ediciones ya celebradas de Ovibeja, no hay recuerdo de la sesión de toma de posesión que no contó con la presencia de una figura destacada de la vida política portuguesa, Presidente da República, Primer Ministro o Ministro(un) de Agricultura.
Marcelo Rebelo de Sousa visitará o certame no sábado à tarde, enquanto que a ACOS-Agricultores do Sul, organizador, decidiu não convidar António Costa, Maria do Céu Antunes, responsável da pasta da agricultura, ou qualquer membro do Governo, “tendo em conta o descontentamento generalizado dos agricultores com a ministra”, justificou o presidente da ACOS, Rui Garrido.
A Ovibeja foi inaugurada por Paulo Arsénio, Alcalde de Beja, um dos principais parceiros da ACOS, tendo as duas entidades rubricado uma parceira em que a edilidade assumiu o livre acesso do público até às 20,00 jueves horas. “Adquirimos 2.000 bilhetes a 8 euros cada uno, en total 16.000 euros para permitir o livre acosso a quem quiser visitar a feira”, revelado a Lidador Noticias (LN), o autarca bejense.
No discurso de abertura, Rui Garrido, Presidente de ACOS, deixou durante críticas à forma como o Governo António Costa encara a agricultura, nomeadamente na manutenção de uma ministra que “há muito deveria ter saído”, dicho. “Temos grandes preocupações com o desmantelamento dos serviços regionais da agricultura na Comissão de Coordenação (CCDR) a falta de recursos na Direção Geral de Veterinária, com a PEPAC que foi negociada à pressa e já está desatualizada e faltam medidas para combater uma seca em abril e que parece estarmos em junho”, Rui Garrido justificado.
O presidente da ACOS lamentou o aumento do preço da água que a EDIA que cobrar: “aumento de 140% em baixa pressão e 80% em alta pressão. Os regantes vão morrer à sede”, sintetizado,
Sucesivamente, Paul Arsenio, El presidente de la autoridad local, que fez um resenha histórica da Ovibeja, lembrando quando em 1988 a feita teve um dia, a inauguração do Parque de Feiras em 2001, ano em que a febre aftosa não permitiu ter animais do espaço”, recordando o falecido Manuel Castro e Brito, eterno “presidente” da ACOS, referindo que “a feira está montada, os expositores prontos e se cá estivesse Castro e Brito diria a sua inesquecível frase “valeu a pena” ", terminado.
Presentes estão 18 deputados da Assembleia da República, 10 da Comissão de Agricultura, presidida por Pedro do Carmo, eleito PS e João Dias pelo PCP, ambos pelo distrito de Beja e 8 da Comissão de Ambiente, presidida por Tiago Rodrigues, que integra outro deputado eleito por Beja, Nelson Brito.
Pregunta de LN, como se sentia enquanto militante e eleito pelo PS pelo facto da ACOS não ter convidado o Governo referiu que “a Câmara está cá e é dirigida pelo PS e o presidente faz a inauguração. Gostaríamos que o Governo estivesse. Acredito que em 2024 esteja tudo ultrapassado”, concluido.
Ovibeja romaria dos políticos (visitas confirmadas)
27 de abril (Jueves)
15h30: Visita de Rui Rocha, presidente de la Iniciativa Liberal.
17h00: Visita de André Ventura, presidente de chega.
29 de abril (Sábado)
11h30: Visita de Nuno Melo, presidente do CDS.
15h00: Visita de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República
18h00: Visita de Paulo Raimundo, Secretario General del PCP
30 de abril (domingo)
11h00. Visita del Cuerpo Diplomático
17h00: Visita de Luís Montenegro, Presidente del PSD
Teixeira Correia
(periodista)