El servicio de hospitalización de Covid Medicine (SIMC), situado no Piso 3 El Hospital José Joaquim Fernandes (HJJF), en Beja, ten ahora 12 camas. Ya Está 10 internados.
O aumento de doentes covid-19 com necessidade de internamento na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) levou a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) a aumentar de 8 para 12 o número de camas no Serviço de Internamento de Medicina Covid (SIMC), situado no Piso 3 El Hospital José Joaquim Fernandes (HJJF), en Beja. A UCI tem agora 10 pacientes hospitalizados.
En 10 de janeiro como internamento naquela unidade, como 4 camas de nível III registavam uma ocupação plena, a ULSBA foi obrigada a aumentar para o dobro a capacidade de resposta UCI. Como nos últimos dias os casos foram subindo, este sector covid-19 foi reforçado com mais 4 camas, teniendo ahora 12 no total.
Este panorama levou à reconfiguração da Enfermaria covid-19 do SIMC, que no início do corrente mês tinha 71 camas, que chegou a ter uma taxa de ocupação de 88,73%, passou agora a contar com 64, estando agora internados 45 pacientes. Quando foi criada, a Enfermaria dispunha de 24 camas e aumento da evolução da pandemia levou ao reforço dos meios hospitalares de internamento.
O conselho de administração da ULSBA refere que a reconversão de camas de internamento visa “dar resposta às necessidades da população e aumentar a oferta de cuidados intensivos”, justificando que o número de camas “poderá sofrer ajustamentos futuros, de acordo com a evolução que se venha a verificar”.
Se recuerda que el último día 2 Febrero, cinco doentes infetados com SARS-CoV-2 que estavam internados na Enfermaria Covid do Hospital de Beja, foram transferidos para o Centro de Acolhimento da Base Aérea (BA) 11, onde ainda se encontram. Tratam-se de doentes que precisam de apoio específico, mas sem necessidade de internamento hospitalar e que permite que sejam libertadas camas na unidade hospitalar infetados com a doença que necessitem de outro tipo de assistência clínica.
Para entonces, el Hospital José Joaquim Fernandes (HJJF), en Beja, recibió un paciente infectado con covid-19 de un hospital en la Unidad de Salud Local en Lisboa y Vale do Tejo (ULSLVT), que foi internado na Unidade de Cuidados Intensivos, tendo fonte da ULSBA referido que “sempre que há disponibilidade e surjam pedidos, estamos abertos a receber doentes de outras unidades”.
De acordo com o relatório da ULSBA, sobre a sua área de jurisdição médica, correspondente às 24,00 horas de ayer, Viernes, más allá de la 10 internatos na UCI e dos 45 na Enfermaria Covid, nos treze concelhos do distrito de Beja, excepto Odemira, Ya Está 880 casos activos, un total de 6.175, teniendo en el ultimo 24 horas ocorrido o registo de somente 20 Novos infetados, además de 1.888 pessoas em vigilância ativa na sua residência.
O número de vítimas mortais por covid-19 é de 216, sendo que no concelho de Beja há o registo de 53 muerto, 32 em Moura e Serpa, 31 Mértola y 21 en Cuba, a esmagadora maioria em surtos em lares.
Fevereiro regista forte descida no número de infetados.
Nos primeiros dez dias de fevereiro, comparativamente ao mesmo período de janeiro, hubo una disminución de 32,1% no número de infetados nos treze concelhos da área da ULSBA. Pasó de 894, para 677 infetados. Observando casos activos en el día 10 Enero, comparativamente ao dia 10 de fevereiro há o registo de menos 217 casos positivos de diferencia. En 10 de janeiro eram 894 los casos activos, un mes más tarde 677.
No concelho de Beja houve uma descida 92,1% de casos de covid-19. nosotros 10 dias de janeiro registaram-se 292 y casos 152 en febrero.
En los mismos períodos de tiempo bajo análisis, el número de víctimas mortales también es muy preocupante. Entre 1 y 10 de janeiro registaram-se 24 mortes e no mesmo período de fevereiro ocorreram 51, en otras palabras, más 27 no mesmo período de tempo. Desde o início da pandemia em março de 2020 e incluso 10 Febrero 2021 registou-se um total de 212 muerto.
Teixeira Correia
(periodista)