El Proyecto de Ley del Bloque Izquierdo (SER) pretende devolver el Hospital Serpa al SNS, con el fin de mejorar su funcionamiento. El documento se hizo público durante la visita de la diputada Catarina Martins al Hospital de Beja.
O documento deu entrada nos serviços da Assembleia da República na passada quinta-feira, 19 Mayo 2022, e “devolve o Hospital de São Paulo, Serpa, à gestão pública e à sua plena integração no Serviço Nacional de Saúde, revertendo a decisão de entrega desta unidade de saúde à Santa Casa da Misericórdia de Serpa”.
O projeto do BE preconiza que “os profissionais que exerçam funções no Hospital de São Paulo, independentemente do seu grupo profissional, da modalidade e do vínculo contratual, transitam automaticamente para a o Ministério da Saúde”, defendendo que o processo de reversão “terá início com a data da publicação da presente lei e conclui-se num prazo máximo de seis meses, consistindo na concretização do disposto nos artigos anteriores”, justificar.
Ningún documento, o BE considera que com a reversão do Hospital de São Paulo para a gestão pública “são aumentadas as transferências para o orçamento anual da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), Remata.