La Santa Casa de Mercy Serpa, La entidad gestora del Hospital de São Paulo informó al Ayuntamiento de Serpa que el hospital ya no tiene urgencias nocturnas.
Numa reunião entre as duas entidades, a direção Santa Casa da Misericórdia informou a autarquia que, A partir do dia 1 Enero 2022, não será assegurada a abertura noturna (Entre as 00.00 h e como 8.00 horas) da Urgência do Hospital de São Paulo, por falta de pessoal médico que assegure os turnos.
De acordo com um comunicado do Município, “trata-se de um problema recorrente, registado por diversas vezes nos últimos anos, e que, mais uma vez dá razão à posição defendida pela Câmara Municipal de Serpa: é necessário e urgente o retorno e integração do Hospital de São Paulo, el Servicio Nacional de Salud.
Para a edilidade “só um serviço de saúde público, universal, geral e gratuito poderá garantir o direito à saúde da nossa população. Um direito constitucionalmente consagrado não pode estar dependente de opções gestionárias ou de resultados económicos”, soportes.
A autarquia recordamos que em 2014, o Ministério da Saúde e a Santa Casa da Misericórdia de Serpa, assinaram um Acordo de Cooperação para transferência do Hospital de Serpa para esta última entidade, “sem acautelar o serviço público, as necessidades dos utentes e à revelia de todos os pareceres e tomadas de posição manifestadas não garantindo serviços de saúde básicos e necessários às populações”.