Tecnocrónica: ciberamenazas, redes sociales y música que nadie escucha.


al año 2023 estuvo marcado por una persistente escalada de amenazas cibernéticas, indicar datos de Check Point Research. Organizaciones de todo el mundo sufrieron, promedio, 1158 ataques semanales cada uno, en un aumento de 1% en comparación con 2022.

Ademar Días

Periodista

Radio Horizonte Algarve/Tavira

Os investigadores da empresa de cibersegurança explicam que o panorama das ciberameaças registou uma evolução, sobretudo no que respeita a ransomware.

A repartição de ataques por sector revela mudanças dinâmicas. Por ejemplo, o sector da Educação/Investigação, outrora um alvo frequente, registou uma diminuição de 12%, mantenerse al día, No obstante, entre os setores mais afetados. Por otra parte, o sector da Saúde registou um aumento de 3% e o do Retalho/Comércio uma subida de 22%.

A Meta anunciou que, de forma a cumprir os novos regulamentos que entram em vigor no próximo mês de março no âmbito da Lei dos Mercados Digitais, a empresa vai dar aos utilizadores a opção de desvincular as respetivas contas nas suas redes sociais.

Isto significa que os utilizadores do Facebook, do Messenger e do Instagram vão poder ter contas separadas para cada uma destas plataformas, sem que a sua informação pessoal seja partilhada entre elas.

Vale no entanto referir que esta opção só estará presente na União Europeia e também na Suíça, com o Reino Unido a ‘escapar’ a esta medida.

Já o Instagram anunciou que vai introduzir uma nova funcionalidade destinada a cuidar da saúde mental dos utilizadores mais jovens, incentivando-os a desligarem a app e irem dormir.

De acordo com o site TechCrunch, esta novidade entra em cena quando os adolescentes estiverem mais de dez minutos no Instagram durante a noite, enviando uma notificação que os incentiva a fecharem a rede social e irem para a cama.

Apesar de ser possível fechar estas notificações, sublinhe-se que estas serão mostradas automaticamente e não poderão ser desativadas nas definições.

24,8% de la música presente em serviços de streaming não foi escutada uma única vez ao longo de 2023, segundo dados revelados pela empresa norte-americana Luminate.

De los más de 158 milhões de canções atualmente ao alcance de um clique, 45,6 milhões não foram escutadas. Los datos también muestran que 86,2% do número total de canções foi escutado menos de mil vezes nessas plataformas.

“79,5 milhões de ISRCs [acrónimo para International Standard Recording Code, um padrão internacional de código para identificar gravações áudio e vídeo] registaram entre 0 y 10 streams”.

Y en el cine destacamos a estreia de uma comédia/drama. Falamos de “Pobres Criaturas” (“Poor Things” no título original), do cineasta Yorgos Lanthimos e da produtora e atriz Emma Stone.

Esta é a história incrível e fantástica de Bella Baxter, uma jovem trazida de volta à vida pelo brilhante e pouco ortodoxo cientista, Dr.. Godwin Baxter. Sob a proteção de Baxter, Bella está ansiosa para aprender. Faminta pelo mundo que a rodeia, Bella foge com Duncan Wedderburn, um advogado astuto e pervertido, numa aventura turbulenta pelos continentes. Livre dos preconceitos da sua época, Bella cresce firme no seu propósito de defender a igualdade e a libertação.

Emma Stone, Mark Ruffalo e Willem Dafoe são os nomes de relevo do elenco.

Remolque https://www.youtube.com/watch?v=BZ_EVLJzmZU


Compartir este mensaje en
468x60.jpg