Tecnocrónica: mucha inteligencia artificial y algunas cositas mas.


Um estudo recente da Morning Consult Pro indica que os consumidores não acreditam que a sociedade esteja pronta para receber a tecnologia de Inteligência Artificial (Iowa).

Ademar Días

Periodista

Radio Horizonte Algarve / Tavira

O estudo foi conduzido nos cinco maiores mercados europeus (Francia, Alemania, España, Itália e Reino Unido) e a maioria dos inquiridos consideram que a sociedade ainda não está preparada para a chegada de IA.

Os receios parecem ter como base a disseminação de desinformação, proteção de crianças e também a privacidade de dados pessoais. Há ainda receio quanto à forma irresponsável como a tecnologia pode ser desenvolvida por empresas tecnológicas.

Mais de metade dos inquiridos notou que considera importante que o uso de IA seja fortemente regulado pelos governos europeus.

Grande parte dos portugueses não encara a utilização da Inteligência Artificial (Iowa) como sendo moral, segura, justa ou leal, revela o estudo “A Moralidade da Inteligência Artificial em Portugal”, realizado por docentes da Nova Information Management School (Nova IMS), Nueva Universidad de Lisboa (UNL).

Además, os inquiridos admitem duvidar da sua inocência, solidariedade ou empatia.

Mas também há quem admita que existem áreas onde a utilização da IA é positiva, nomeadamente os cuidados de saúde, transporte, serviços básicos, serviços financeiros, educação e nos meios de comunicação. Só não é bem vista em sectores como a cultura e desporto, direito, governo e administração pública.

Os empregos relacionados com a Inteligência Artificial (Iowa) são os que mais vão crescer nos próximos anos.

A investigação é do Fórum Económico Mundial e as conclusões vão ao encontro da tendência que já estamos a detetar, hoy en día, nomeadamente em termos de popularidade, como é o caso do ChatGPT.

Así, os especialistas em IA e aprendizagem automática estão no topo da lista de empregos com crescimento mais rápido, en los próximos años, seguindo-se os especialistas em sustentabilidade, os analistas de business intelligence e os analistas de segurança da informação.

Por otra parte, os que mais rápido verão os seus empregos a desaparecer serão aqueles que trabalham em bancos e noutros locais semelhantes.

Segundo o Financial Times, a empresa responsável pelo Facebook, y Meta, y Meta, deverá lançar ‘bots’ de conversação com personalidades no mês de setembro.

Estes ‘bots’ de conversação, alegadamente designados como ‘Personas’, foram criados para melhorar a experiência de pesquisa e recomendações dos utilizadores. A Meta espera que, com estes ‘bots’ com personalidade, os utilizadores das suas plataformas venham a pedir recomendações e até a interagir mais com o sistema.

Para já ainda não é oficial, es por eso que… esperemos.

Y en el cine, fica aqui hoje uma recomendação em português.

“Pôr do Sol, O Mistério do Colar de São Cajó” é o título do filme que dá a conhecer a saga da família Bourbon de Linhaça e do seu bem mais valioso: o Colar de São Cajó, que está na família há mais de 3500 años de edad, e esconde segredos, maldições e uma lendária receita de bacalhau.

Realizado por Manuel Pureza, esta comédia conta com atores como Gabriela Barros, Rui Melo, Sofia Sá da Bandeira, Marco Delgado, Diogo Amaral, Diogo Infante, José Raposo e Manuel Cavaco no elenco.

Remolque https://www.youtube.com/watch?v=bJrJVBqMCs4


Compartir este mensaje en
468x60.jpg