Um relatório da Cloudflare revela o que aconteceu na Internet durante 2023.
Periodista
Radio Horizonte Algarve / Tavira
O Year in Review da Cloudflare revelou que só no ano passado houve um aumento de 25% no tráfego global, sem sinais de desaceleração.
Segundo os dados da empresa, o Google foi, por segundo año consecutivo, o serviço online mais popular. Já o Facebook foi a plataforma social mais popular.
E sem qualquer surpresa a OpenAI foi o serviço de Inteligência Artificial generativa mais popular.
São dados e conclusões que surgem do relatório Cloudflare Radar, uma ferramenta gratuita que permite a qualquer um visualizar tendências e insights globais na Internet.
Agora falamos de coisas menos boas que acontecem na internet e, para eso, voltamos a pegar no Year in Review da Cloudflare.
De acuerdo con el informe, links enganosos e tentativas de extorsão encontradas em mensagens de e-mail maliciosas foram os dois tipos de ataque mais utilizados.
Quanto ao setor mais visado, o estudo indica que os autores de ameaças lançam ataques mais comuns contra organizações financeiras em todo o mundo.
E em relação às interrupções de Internet observadas, os dados mostram que ocorreram mais de 180 interrupções de Internet em todo o mundo em 2023, em comparação com mais de 150 en 2022, muitas delas devido a paralisações regionais e nacionais de Conectividade com a Internet.
Por cá, novos dados partilhados pelo Portal da Queixa revelam que foram recebidas mais de 25 mil reclamações em 2023 e o ano ainda não terminou, aproximando-se um dos períodos mais movimentados e que em anos anteriores gerou o maior volume de queixas.
En una declaración, o Portal da Queixa dá conta de que o valor estimado dos prejuízos resultantes das burlas reportadas pelos consumidores ultrapassa os cinco milhões de euros e o valor médio de perda é de 364 euros.
As compras em lojas online onde o produto não é recebido e não há lugar a reembolso é o principal motivo de queixa, con 57,8% das reclamações, inseridas em situações de burla. Problemas de contacto e falta de resposta das marcas, dificuldades no atendimento ao cliente e a falta de feedback do vendedor também se somam ao volume de reclamações.
Sabe o que é o Infinite Scroll? Também conhecido como rolagem infinita, é uma técnica de design de interface que permite aos usuários visualizarem conteúdo adicional em uma página da web sem a necessidade de clicar em botões de paginação ou carregar uma nova página. En vez de eso, o conteúdo é carregado automaticamente à medida que o usuário rola para baixo na página.
O Parlamento Europeu está ciente do facto de que o Infinite Scroll é altamente viciante e é por isso que pretende aplicar um fim a esta prática por parte das redes sociais. O primeiro passo que esta instituição europeia deu foi o aprovar uma resolução que apela a que os produtos e serviços digitais sejam mais éticos, com um design que não seja tão viciante.
Esta resolução reconhece que as redes sociais, os jogos online ou os serviços de streaming de filmes, ou séries online têm uma forte componente viciante. O design das plataformas privilegia esta componente, por pretenderem captar a atenção dos utilizadores e mantê-los ligados, quanto mais tempo melhor.
Resta falar de cinema e a estreia da semana que escolhemos destacar é o filme “Aquaman e o Reino Perdido”.
Tendo falhado em derrotar Aquaman da primeira vez, o Black Manta, ainda impulsionado pela necessidade de vingar a morte do seu pai, não poupará esforços para finalmente derrubar Aquaman. De esta vez, Black Manta está mais forte que nunca, empunhando o poder do mítico Tridente Negro, que liberta uma antiga e maligna força. Para o derrotar, Aquaman irá precisar do seu irmão aprisionado, Orm, o antigo Rei de Atlântida, para uma improvável aliança. Juntos, eles terão de deixar de lado as suas diferenças para proteger o reino, salvar a família de Aquaman e o mundo da destruição irreversível.
Jason Momoa, Patrick Wilson e Nicole Kidman são os grandes destaques do elenco desta película realizada por James Wan. Remolque https://www.youtube.com/watch?v=-2TYNTIr62s&t=1s