Tecnocrónica: casi todo de Portugal e incluso una película en portugués… de Brasil.


Após nove anos a figurar como a rede social mais utilizada em geral, o Facebook (64%) fue destronada por la 'app’ de mensajes de WhatsApp (65%), También propiedad de Meta., se refiere al decimotercer informe anual del Instituto Reuters para el Estudio del Periodismo (RISJ).

Ademar Días

Periodista

Radio Horizonte Algarve / Tavira

A plataforma de ‘streaming’ Youtube, propriedade da Google, é utilizada por 59% dos respondentes, o Instagram por 51% e o Facebook Messenger por 41%”, segundo as conclusões do estudo. La red social es TikTok, propriedade da empresa chinesa ByteDance, fica-se pelos 22%.

Destaque para umapequena quebra na utilização de todas as redes, sin excepción, quer em termos gerais quer para fins informativos, não só entre os mais velhos como também entre os jovens”.

Cerca de 17% dos cidadãos portugueses acederam ou transmitiram conteúdos de fontes digitais ilegais para ver eventos desportivos, percentagem que sobe para os 34% entre os jovens dos 15 a 24 años de edad, segundo um estudo do Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia.

O estudo revela «tendências significativas» relacionadas com a pirataria online de eventos desportivos ao vivo, con 12% do total da população a aceder ou transmitir conteúdos a partir de fontes ilegais online.

Según el análisis, os jovens entre os 15 y 24 anos referiram ter acedido ilegalmente a eventos desportivos online a uma taxa duas vezes superior à da população total.

O streaming é apontado como o método mais popular de acesso a conteúdos televisivos ilícitos: 58% da pirataria ocorre através de transmissão e 32% através de download.

Cerca de 13% dos jovens portugueses já sofreu com a partilha de fotografias ou vídeos íntimos seus e 15,7% daquela classe etária gosta quando são partilhados conteúdos íntimos desde que tenham sido autorizados, concluiu um estudo da Universidade de Coimbra.

Apesar da maioria dos jovens portugueses (61,1%) bloquear pessoas nas redes sociais que enviam mensagens de teor sexual, 15,5% sentem-se confortáveis a partilhar a sua vida íntima em algumas aplicações e 18,1% enviam mensagens de teor sexual a outras pessoas no meio digital, segundo os resultados

Segundo a investigadora e docente Inês Amaral, a exposição dos jovens a este tipo de conteúdos surge cada vez mais cedo. Ainda de acordo com o estudo, 28% dos jovens afirmam que seguem pessoas que partilham a sua vida íntima no digital.

De acuerdo a dados da Anacom, cada português consumiu em média 308 GB de internet por mês entre janeiro e março deste ano, más que 14% que no mesmo trimestre do ano passado.

Os números revelam ainda que o tráfego total de Internet em banda larga fixa no período também aumentou, 17,3%, refletindo novos máximos históricos para os dois indicadores.

A esmagadora maioria das ligações em banda larga fixa (91%) gozavam de larguras de banda iguais ou superiores a 100 Mbps. Em julho do ano passado, o Eurostat já colocava Portugal como quarto país da União Europeia em proporção de acessos à banda larga fixa com débito igual ou superior a 100 Mbps.

Y en el cine o destaque vai para um filme que nos chega do Brasil.

“Mamonas AssassinasO Filme” é uma biografia da famosa banda brasileira que teve um fim trágico num acidente aéreo.

Esta película leva-nos ao Brasil da década de 90. Dinho, Sérgio, Samuel, Júlio e Bento são jovens com pouco dinheiro e muitos sonhos e não imaginam que o humor arrojado, desinibido e inteligente que os caracteriza está prestes a mudar as suas vidas para sempre. De algumas tentativas fracassadas ao sucesso absoluto, en poco tiempo, eles tornaram-se o maior fenómeno musical brasileiro da década: os Mamonas Assassinas.

Edson Spinello é o realizador e o elenco conta com Ruy Brissac, Beto Hinoto (sobrinho de um dos elementos da banda), entre otros.

Remolque https://www.youtube.com/watch?v=lrYv0ZDMd0g


Compartir este mensaje en
468x60.jpg