La Comisión de Usuarios de Beja y la población de la Parroquia de Trigaches hicieron circular una petición entre los habitantes, para exigir más profesionales de la salud para esta parte del condado.
No concelho de Beja tal como em muitos outros concelhos do paÃs a falta de médicos e enfermeiros de famÃlia são uma dura realidade. Existem freguesias do interior que estão há mais de 1 ano sem médicos de famÃlia. Sabemos que são freguesias onde a população é mais idosa e logo muito mais vulnerável.
Lutando para que se inverta esta situação a Comissão de Utentes de Beja e a população da Freguesia de Trigaches fez correr pela entre os habitantes um abaixo-assinado, para exigir más profesionales de la salud para esta parte del condado.
O abaixo-assinado é subscrito por mais de metade da população, desta localidade, e assegura que a extensão de saúde local está sem médico de famÃlia, assim como de outros profissionais, que dão respostas aos utentes, maioritariamente idosos, e que esta situação se agravou a partir de Setembro de 2022.
O abaixo-assinado adverte, igualmente, para o facto desta situação estar a prejudicar, principalmente, os utentes que precisam de receitas médicas e acesso a cuidados diários de saúde.
O abaixo-assinado reivindica, todavÃa, a construção imediata da segunda fase do Hospital de Beja, com aquisição de equipamentos e valências que possam dar resposta à s necessidades de saúde dos utentes que serve.
A Comissão de Utentes apela à s populações para que se juntem em cada localidade em luta, pelo médico, pelo enfermeiro de famÃlia e por um serviço nacional de saúde de qualidade que todos merecemos. Um direito consagrado na Constituição da República Portuguesa
O documento será enviado para o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), Presidente da República e Assembleia da República.