Septuagenario comienza hoy a ser juzgado por violencia intrafamiliar contra expareja. ¿Alguna vez ha sido condenado por el mismo delito contra la misma mujer?.
Um septuagenário residente em Selmes, condado Vidigueira, Fue acusado por los fiscales (MP) de Cuba e vai ser julgado por um Coletivo de Juízes do Tribunal de Beja, los delitos de violencia doméstica, detenção de arma proibida e violação de imposições, prohibiciones o interdicciones.
En 1997, Serafim F., nacido en 1949, iniciou um relacionamento amoroso com Francisca (nombre ficticio), muito mais nova do que o arguido, que durou 20 años de edad, tendo em novembro daquele ano nascido um filho que sempre viveu com o casal. En 2017 o relacionamento amoroso terminou, mas arguido e a vítima mantiveram a coabitação na habitação comum, sem partilha de cama e mesa
Numa sentença do Tribunal de Cuba que transitou em julgado em novembro de 2020, o arguido foi condenado pela prática de um crime de violência doméstica cometido contra a ex-companheira, na pena de prisão de 2 año y 10 meses, suspendió la ejecución para el mismo período, sujeita ao regime de prova e na pena acessória de proibição de contatos com a vítima, controlada por meio técnico à distância.
Apesar da condenação e da pena acessória que só terminava em setembro de 2023, fruto da ingestão de bebidas alcoólicas, o arguido continuou a ofender verbalmente a vítima, acusando-a de manter um relacionamento amoroso com um vizinho. en marzo 2021, Serafim iniciou uma discussão com o filho, tendo Francisca saído em defesa do rapaz, o que levou o arguido a munir-se de um pau com que tentou agredir ambos. Não satisfeito o indivíduo disse à ex-companheira: “corto-te o pescoço como se faz às galinhas”.
los acusados, que está sujeito ao termo de identidade e residência (TIR) e às medidas impostas pela sentença do julgamento de 2020, o MP requereu que em caso de condenação, ao arguido seja aplicada a pena acessória da proibição de contatos com a vítima, com o afastamento da residência e do local de trabalho desta e que seja arbitrada uma indemnização a favor da ofendida.
O julgamento está marcado para esta segunda-feira no Juízo Central Criminal do Tribunal de Beja.
Teixeira Correia
(periodista)