En el año de la conmemoración de 40 años de la Volta ao Alentejo, Beja será el punto de partida de la 40ª edición de la carrera, quien estará en el camino 22 un 26 Marzo. La última vez que la carrera comenzó en la ciudad, fue en el lejano año de 2005.
A corrida inicia-se em Beja que pela nona vez é local de partida da Alentejana, con la conexión el primer día a Ourique con la meta al final de la rampa al lado del Ayuntamiento, na semana em que naquela vila se realiza a Feira do Porco Alentejano.
Beja é a rainha do início da Volta ao Alentejo, o que já sucedeu em 8 ocasiões (1991, 94, 95, 98, 2001, 02, 04, 05). Registando-se o facto de dezoito das quarenta e sete sedes de concelho do Alentejo já terem recebido o início da prova.
A continuación las etapas Castro Verde-Grândola, Vendas Novas-Estremoz, Crato-Castelo de Vide y Monforte-Évora. A penúltima etapa com final em Castelo de Vide, tem uma incursão pela Serra de S. Mamede com passagem junto às antenas, en el punto más alto del Alentejo ubicado 1.025 metros de altitude, que deverá ser decisivo nas contas para a classificação geral.
Ourique recebeu em duas ocasiões chegadas da Volta ao Alentejo, en 2008, com partida de Zambujeira do Mar e que terminou com a vitória de Manuel Cardoso (Liberty Seguros) y 2012, numa ligação desde Odemira e que foi ganha pelo russo Serghey Shilov (Lokospink). A “Capital do Porco Alentejo”, teve uma partida da “Alentejana”, en el año de 2013, que terminou um Odemira com o triunfo do americano, Thomas Zirbel (Optum)
Por seu turno Castro Verde não recebia a Vilta ao Alentejo desde 1996, ano da presença de Miguel Indurain, com a curiosidade do seu irmão Prudêncio ter ganho a etapa quer terminou na “Vila do Campo Branco” com início em Sines e depois de tarde em Mértola, tirada que teve início em Castro Verde.
O pelotão que ainda poderá sofrer alguma alteração, tem confirmada a presença das nove equipas Continentais portuguesas, as duas melhores classificadas no ranking das equipas de clube-sub 23 da UVP/FPC, a que se juntam as espanholas Burgos-BH, Caja Rural-Seguros RGA, Kern Pharma e Electro Hiper Europa, os angolanos da Bai-Sicasal-Petro de Luanda que esta temporada conta com três espanhóis e um cubano, os alemães da Bike Aid e os britânicos da Trinity.
Beja na Volta ao Alentejo
A última vez que a corrida teve início em Beja, Se llevó a cabo el 25 Mayo 2005, numa etapa que teve partida e chegada junto ao Castelo da cidade e que foi ganha por Pedro Soeiro (Carvalhelhos/Boavista). A primeira vez que a “Alentejana” teve início em Beja, sucedió 7 de abril de 1991, com um contrarrelógio individual ganho por António Pinto (Sicasal/Acral).
A velhinha Pax júlia já foi início de etapas em 21 ocasiões, a última das quais o ano passado na ligação a Portel, enquanto que já recebeu 26 finais de etapas, duas das quais coincidiram com o final da prova, en 2003 y 2006.
Teixeira Correia
(periodista)
noticias: Lidador Notícias/A Bola