Volver a Alentejo: Castro Verde recibe salida de la Volta y de la 1ª etapa. El castillo de Beja “ve” el final de la diatriba.


Castro Verde estará mañana en 11.15 horas la etapa de salida de la 1ª etapa de la 41ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola, siendo la “Capital de Campo Branco” la decimonovena localidad que acoge la salida de la carrera. El final de etapa tendrá lugar en el Largo de Santo Amaro, tener la torre del homenaje, Castillo de Beja, como “guardián principal”.
A “Alentejana” ao longo das cinco etapas irá percorrer 852,7 kilómetros, 13 prémios de montanha e 15 metas volantes. De salientar que em cada uma das chegadas haverá 10, 6 y 4 segundos de bonificação e em cada uma das metas volantes de 3, 2 y 1 segundos, que se apresentam com elevada influência no desfecho classificativo.
La 125 corredores confirmados hoje pelos diretores desportivos na reunião preparatória da competição percorrerão esta quarta-feira168 quilómetros, desde Castro Verde até à cidade de Beja, onde no Largo de Santo Amaro, tener la torre del homenaje, Castillo de Beja, como “guardián principal”, será coroado o primeiro vencedor de etapa da edição deste ano da “Alentejana”.
Nesta etapa destacam-se as passagens por Almodôvar, terra de ciclismo, Mértola, o antigo povo mineiro de Mina de São Domingos, Cruz Gitana, na chamada Serra de Serpa, onde se fabrica o bom queijo na região.
Depois da passagem por Serpa, a caravana vai cruzar a histórica aldeia de Baleizão, Ya en el condado de Beja, com uma “visita” ao Monumento de Catarina Eufémia, quando se cumprem 70 anos sobre a data da sua morte.
O Largo do Santo Amaro recebe pela segunda vez uma chegada da Volta ao Alentejo, tendo no ano de 2005, Pedro Soeiro (Carvalhelhos/ Boavista) ganho a etapa e vestido a primeira camisola amarela dessa edição.
Joaquim Gomes, director de la organización, falou sobre a edição deste ano: “Manter as quatro sub-regiões alentejanas na prova tem sido o maior desígnio. afortunadamente, desde o Baixo ao Alto Alentejo, do Litoral ao Alentejo Central, a recetividade dos autarcas tem permitido apresentar um percurso equilibrado que na sua fase inicial permitirá um maior destaque aos velocistas, somente contrariados pela exigente 3ª etapa em que a travessia da Serra de S. Mamede a anteceder o difícil circuito final em Castelo de Vide dará naturalmente vantagem aos Trepadores. Será neste contexto que as bonificações poderão baralhar a atribuição de favoritismo a corredores com determinadas características podendo arrastar até Évora a discussão da vitória”.

Además de la Suéter amarillo de Crédito Agrícola (Classificação Geral Individual por Tempos) estão em discussão a Camisola Verde Delta Cafés (Classificação Pontos), un Camisola Azul Correio da Manhã (Classificação Montanha) e un Camisola Branca Turismo do Alentejo (Classificação da Juventude).

Equipas Nacionais/Continentais: Sabgal / Anicolor (POR), Efapel Ciclismo (POR), ABTF Betão-Feirense (POR), Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua (POR), Kelly Simoldes UDO (POR), Credibom/LA Aluminios/Marcos Car (POR), AP Hotels & Resorts/Tavira/SC Farense (POR), Aviludo-Louletano-Loulé Concelho (POR) e Rádio Popular – Paredes- Boavista (POR).

Equipas Nacionais/Clube: Óbidos Cycling Team (POR), CCL / Matdiver / Anastácio Mendes & Mendes (POR) e Portos Windmob (POR).

Equipas Estrangeiras: Caja Rural – Seguros RGA (ESP), Project Echelon Racing (EE.UU.), Team Storck – Metropol Cycling (DANDO), Illes Balears Arabay Cycling (ESP), Lubelskie Perla Polski (POL) e Swiss Cycling National Team (IUE).

1ª Etapa: Castro Verde (11h15)-Beja (15h35)-168 kms

Freguesia de Baleizão na festa da “Alentejo”

Baleizão recebe na próxima terça-feira, 20 Marzo, a passagem da 1ª etapa da 41ª Volta ao Alentejo/ Crédito Agrícola, numa ligação entre Castro Verde e Beja.

Este é um dia histórico para a freguesia já que se trata da primeira vez que a Alentejana vai atravessar a aldeia , no ano em que se assinalam os 50 de 25 abril y el 70 anos do falecimento de Catarina Eufémia.

Para a Junta de Freguesia de Baleizão é um orgulho marcar presença na corrida e vamos desta forma oferecer um cabaz que promova a freguesia com o pão, vino, mel, azeite e um voucher no Monte do Pantaleão, destinado ao melhor corredor português.

Junto ao Monumento de Catarina Eufémia a Junta de Freguesia vai colocar uma faixa saudando a Caravana da Alentejana, desenvolvendo também diversas atividades para as crianças da E.B1/J.I que decorrerão no Parque Álvaro Cunhal e assim dizer PRESENTE na maior manifestação desportiva do Alentejo.

A corrida organizada pela Podium Events, que tem em Joaquim Gomes, El director de la organización, vem pela EN260 no sentido Serpa/Beja, vai entrar em Baleizão pela Rua José Vargas, cerca das 15h07, seguindo depois pelo Largo (Café Central), Rua da Ladeira, Parque Álvaro Cunhal, à esquerda para a Rua Francisco Miguel Duarte à direita para a EM 1032, passando junto ao Monumento de Catarina Eufémia, cerca 15h10, virando depois Á esquerda para a Estrada das Apolinárias no cruzamento da Herdade Barbas de Lebre.

Teixeira Correia

(periodista)


Compartir este mensaje en
468x60.jpg