Domingo, Novembro 16, 2025

InícioNossa TerraFª do Alentejo: Produtores de fruta pedem medidas contra furtos de melão...

Fª do Alentejo: Produtores de fruta pedem medidas contra furtos de melão e melancia.

Cerca de uma dezena e meia de produtores de melão e melancia de Ferreira do Alentejo, estiveram esta quinta-feira reunidos com o Conselho Municipal de Segurança (CMS), onde entre outros estiveram o presidente do Município e a GNR, através do Posto Territorial e do SEPNA, para debater a situação crescente de insegurança naquele.

Em causa está o crescente aumento dos furtos que se têm verificado naquelas culturas, às quais os produtores, pelos seus próprios meios não conseguem por cobro dada a imensidão do concelho e a forma como as lavras estão distribuídas.

Apesar de não terem uma associação de produtores constituída, opinião unanime dos “homens da terra”, é a de que a GNR deve proceder à georreferenciação das lavras de melão e melancia para mais facilmente serem detectados os furtos.

Ao Lidador Notícias, Luís Pita Ameixa, presidente da autarquia ferreirense, revelou que o CSM vai pedir uma reunião ao Ministério da Administração Interna (MAI), para que “seja criado um programa mais robusto para esta cultura como se faz com a operação na apanha da azeitona”, acrescentando que à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), “vamos pedir uma presença mais efetiva na segurança alimentar na venda ambulante, muita dela feita com fritos furtados”, justificou.

“Vamos criar uma Comissão de Acompanhamento, autarquia, GNR e produtores, para sensibilizar e diligenciar juntos dos magistrados do Ministério Público uma ação mais punitiva dos criminosos e saírem com medidas que desincentivem os furtos”, concretizou Luís Pita Ameixa.

Vasco Pirocas, que tem 13 hectares de lavras, foi o último alvo dos ladrões que no passado domingo levaram 140 quilos de melão. “precisamos de mais proteção, isto está um pandemónio, cada vez que há furtos é um prejuízo de 500 euros. A georreferência pode ser uma boa solução. Assim é que pode ficar, apesar do trabalho da GNR ser importante”, resumiu.

Aos 65 anos, António Lança é a imagem do desalento e pondera este ano acabar com a produção de fruto nos 25 hectares das suas lavras. “Tenho dormido dentro de uma carrinha na lavra de onde estou a colher fruta para evitar os roubos”, justificando que os autores dos furtos “são tão descarados que já só falta levarem a fruta quando nós estamos nas explorações”, concluiu.

O melão e a melancia do concelho de Ferreira do Alentejo são tidos como produtos de excelência em Portugal e grande parte dos cerca de meia centena de produtos vende para os grandes mercadores abastecedores do País.

Teixeira Correia

(jornalista)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Recentes