O Governo aprovou em Conselho de Ministros a aquisição da sexta aeronave KC-390 para a Força Aérea portuguesa, anunciou o ministro António Leitão Amaro, que realçou a sua “elevada componente de produção nacional”.
No passado dia 18, a Força Aérea portuguesa recebeu a terceira aeronave KC-390, de um total de seis adquiridas pelo Estado português à empresa brasileira Embraer.
Em 2019, Portugal acordou adquirir à Embraer cinco aeronaves KC-390 e um simulador, com o objetivo de substituir os Hércules C-130.
Recentemente, o ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, anunciou a intenção de compra de um sexto avião KC-390 da Embraer para a Força Aérea, a aquisição de um segundo simulador e a venda de 10 outros aviões para países da NATO.
No âmbito deste processo foram introduzidas modificações à aeronave para a adequar aos requisitos estabelecidos por alianças como a NATO, Nações Unidas e União Europeia, que fazem com que as aeronaves possam ser adquiridas por outros países com um lucro para o Estado português que ronda os 10 milhões de euros por cada aeronave.
Portugal vai também albergar o centro europeu de formação de pilotos das aeronaves KC-390, na base aérea 11, em Beja.
O KC-390 é um avião de transporte militar multifacetado, com valências que vão desde o combate a incêndios florestais, a realização de operações de busca e salvamento, evacuações médicas e missões de ajuda humanitária.


