O cargueiro brasileiro KC-390 fabricado pela Embraer fez sua primeira visita à base aérea americana sediada no território português.
De matrÃcula FAP-25901, o jato é o primeiro e único KC-390 ao serviço da Força Aérea Portuguesa. A aeronave já está em plena operação, fazendo desde o transporte de helicópteros até missões com a NATO.
Agora o jato fez a sua primeira aterragem no Aeroporto Internacional de Lajes, nos Açores. Neste local, além do aeroporto civil com grande operação da SATA (Azores Airlines), também existe a Base Aérea dos EUA.
Com o nome americano de Lajes Field, o aeroporto serve de importante ponto de estacionamento para aeronaves dos EUA, principal da Força Aérea (USAF) que transitam entre o paÃs, a Europa e Oriente Médio.
É comum ver vários caças F-22 Raptor, aviões de ataque A-10 Thunderbolt II e reabastecedores KC-10 no pátio das Lajes. Os americanos contam com instalações próprias dentro do 65th Air Base Group.
O uso desta base é precedente da NATO/OTAN e começou na Segunda Guerra Mundial, sendo que os EUA fecharam um acordo formal com Portugal após o fim da guerra, onde aquele paÃs paga para usar o espaço nas Lajes, que é a única base americana em solo português.
A chegada do KC-390 em Lajes foi captada pelo canal Islandaviation Terceira Azores, que regista o movimento, principalmente dos aviões militares americanos, na Ilha Terceira: https://www.youtube.com/watch?v=5wGnil3ujbU&t=191s
NotÃcia: Lidador NotÃcias/Â Aeroin