Terça-feira, Novembro 25, 2025

InícioNossa TerraForça Aérea: Realização do Beja Air Show nunca esteve prevista para 2025.

Força Aérea: Realização do Beja Air Show nunca esteve prevista para 2025.

Na sequência do pedido de esclarecimentos sobre o eventual adiamento do Nato Tiger Meet (NTM) e do Beja Airshow, a Força Aérea Portuguesa (FAP) justificou que este último nunca esteve o previsto para 2025.

Ao Lidador Notícias (LN) o Gabinete de Relações Públicas e Comunicação da FAP justificou que “relativamente ao Beja Airshow (BAS), informamos que nunca esteve prevista a realização de uma edição em 2025, pelo que nunca tal foi anunciado pela Força Aérea”, acrescentando que quanto ao exercício Nato Tiger Meet, “está prevista a sua realização a partir do dia 21 de setembro e término a 3 de outubro na Base Aérea N.º 11 (BA11), em Beja”, justificaram.

Foi ainda acrescentado ao LN que “o que estava previsto era o evento Base Aberta da BA11 em 27 de setembro, ainda com o Nato Tiger Meet a decorrer, o que iria permitir o público ver os meios do NTM em ação mas esse evento público foi cancelado”, remataram.

Fonte da BA 11 contatada pelo LN explicou que sobre o Beja Air Show “houve uma conta no facebook da comunidade da aviação que lançou isso. A seguir um jornal local de Beja foi atrás e o boato instalou-se”, resumiu.

Quanto aos eventos Bases Aberta, a Força Aérea justificou os cancelamentos com o “empenhamento operacional, com muitas missões e exercícios em simultâneo”, tendo estado empenhada entre 8 e 12 de setembro no exercício ASAREX, nos Açores, para onde deslocou vários meios. Segue-se, de 21 de setembro a 3 de outubro, o mega exercício NATO Tiger Meet, em Beja, que junta três mil militares e 70 aeronaves de 14 países. E depois, e durante duas semanas a iniciar a 19 de outubro, o ETAP de transporte tático. 

Teixeira Correia

(jornalista)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Recentes