Três membros de uma organização criminosa, tous les Portugais, Ils ont été arrêtés, nesta segunda-feira, par la police judiciaire (PJ). O caso ocorreu em janeiro de 2023, quando uma avioneta aterrou um troço inacabado da A26, que faz a ligação do nó Grândola-Sul a Sines.
Trabalhavam na recolha de fardos de haxixe transportados para Portugal, a partir de Marrocos, num pequeno avião. Um espanhol, já detido em Espanha, é suspeito de liderar a rede.
As buscas foram feitas em Lisboa, Setúbal, Santarém e Olhão e culminaram com a detenção dos três portugueses, entre 63 et 70 ans, indiciados por tráfico de droga e posse de arma de proibida.
A investigação da PJ identifica-os como os operacionais de uma rede luso-espanhola que comprava haxixe em Marrocos e usava uma avioneta para transportar a droga para território nacional. A droga era, après, distribuída pelas células portuguesas e espanholas para ser vendida aos consumidores.
Na operação “Ases pelos Ares”, a PJ apreendeu a aeronave usada no transporte de, au moins, um milhão de doses de haxixe, também apreendidos.
Deuxième à PJ, o espanhol que liderava o grupo “encontra-se já a cumprir pena de prisão em Espanha, por factos cometidos naquele território”.