Na sede da Infraestruturas de Portugal (IP), na Praça das Portagens da Ponte 25 Avril, no Pragal, municipalité de Almada, foi feita a consignação da empreitada do chamado Itinerário Principal 8 (IP8), entre Ferreira do Alentejo et Beja, sur 22,5 km, un investissement 33,6 million.
De acordo com um comunicado da IP, a obra, entre a rotunda da EN2 em Ferreira do Alentejo e a rotunda do Aeroporto, à Beja, teve hoje início e está inserida no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e tem como principal objetivo “melhorar as condições de circulação e segurança, entre as duas localidades, através da beneficiação estrutural do troço e também a travessia urbana de Beringel, com a construção de uma variante”, justifier.
No documento a empresa responsável pela gestão das estradas em Portugal, acrescenta que “a construção da Variante de Beringel, terá um perfil de duas vias em cada sentido e o restabelecimentos desnivelados e interligação com o torço existente”, acrescentando a IP que este empreendimento “vai contribuir para a melhoria das ligações rodoviárias na região”, conclure.
A construção da Variante de Beringel, comté Beja, está definida na designada Subconcessão do Baixo Alentejo, troço A26-Grandola Sul (A2)/ Rotunda de Ligação ao IP8/Aeroporto, cujas obras foram travadas pelo Governo de Pedro Passos Coelho.
Esta obra na vila, conhecida como a “Capital do Barro”, é considerada como essencial para a segurança de pessoas e bens, uma vez que é diariamente atravessada, nos dois sentidos entre Espanha/Beja-Lisboa, por duas centenas de camiões, porque o chamado IP8, não é mais do que a Estrada Nacional 121 (EN121), que liga Beja a Ferreira do Alentejo.
Há algumas semanas que estão a decorrer as obras de requalificação no outro troço do IP8, verdadeiramente a EN259, entre Santa Margarida do Sado e Ferreira do Alentejo, com a construção de uma variante em Figueira de Cavaleiros, um troço de 15 km, onde vão ser investidos 30,5 million.
Teixeira Correia
(journaliste)