ACCIDENTS DE LA ROUTE AVEC DES ANIMAUX: UN PHÉNOMÈNE QUI CONTINUE DE FAIRE DES VICTIMES


En raison de l'article du Jornal de Notícias (JN) de 10 Mars sous le titre "Acidentes na estrada com animais selvagens duplicam em quatro anos", nous vous apportons à nouveau Lidador News (LN) le thème des accidents de la route impliquant des animaux, parce qu'il s'agit toujours d'un phénomène sans solution en vue et qui contribue à la gravité des accidents routiers nationaux.

Rogério COPETO

Colonel de la GNR

Master en droit et de la sécurité intérieure et de sécurité vérificateur

No artigo do JN é referido que “o número de acidentes rodoviários envolvendo animais tem vindo a subir nos últimos anos, com aumentos de 101% no que se refere a animais selvagens e de 54% em relação aos animais domésticos … tout à fait, envolvendo animais selvagens e domésticos, entre 2019 et 2023, GNR enregistré 13.554 acidentes de viação nos vários tipos de vias, dos quais há a lamentar dois mortos, 16 des blessures graves et 470 leves”, ayant 2019 a été enregistré 574 acidentes com animais selvagens, en 2020 Ils étaient 836, en 2021 rose de 1.065, en 2022 dispararam para 1.393 et 2023 registou-se uma ligeira decida para os 1.155 (dados ainda provisórios).

Conforme já referido este assunto já foi aqui no LN abordado no artigo “accidents de la route impliquant des animaux", daté 21 Juillet 2015, cujo artigo foi sustentado num estudo publicado na revista “Parque biológico” em março de 2014, tendo também vários órgãos de comunicação social se interessado pelo assunto na altura, conforme é exemplo o artigo do Público de 18 Janvier 2014 avec le titre "Cavalos à solta provocam acidentes rodoviários em todo o país", o artigo do Diário de Notícias, com o título “Animais provocam 1700 acidentes rodoviários”, daté 14 Février 2014 ou a peça da TVI24 do mesmo dia denominada “GNR contabilizou 1.799 acidentes rodoviários envolvendo animais".

Para conhecer todas as conclusões do estudo, propomos um clique nos links indicados, que teve como base de trabalho os 1.799 sinistros rodoviários envolvendo colisões ou atropelamentos de animais, rapporté dans 2013 par GNR, à la suite de ces accidents, une morte de cerca de 2.000 animaux domestiques ou sauvages, onde cerca de metade dos animais mortos foram cães, aussi où les animaux sauvages sont trouvés en grand nombre, la plupart des sangliers, renards et les cerfs.

De 1.799 acidentes com animais, que ocorreram na área da GNR, resultaram ferimentos ligeiros em 77 condutores e/ou passageiros e ferimentos graves em três, pas enregistré de décès.

Após este estudo, seulement 2018 através da “Resolução da Assembleia da República n.º 58/2018", de 28 Février 2018, foi recomendado ao Governo medidas de monitorização e minimização do atropelamento de animais na rede rodoviária nacional, cujas medidas incluía a constituição de um “Grupo de trabalho Multidisciplinar”, que foi criado três anos depois, en 2021, par le Aucun bureau 8157/2021, de 18 Août, com a missão de elaborar o “Programa de Monitorização e Minimização do Atropelamento de Animais na Rede Rodoviária Nacional”, que deveria ser apresentado até 30 Septembre 2021, devendo ter em consideração o teor do recomendado na referida Resolução da Assembleia da República n.º 59/2018, et, com base na avaliação do impacte dos atropelamentos de animais na rede rodoviária nacional, deveria “definir prioridades ao nível da implementação de metodologias padronizadas para implementação de uma rede nacional de monitorização, bem como da implementação e testagem de medidas que reduzam este atropelamento”.

Passados três anos da criação do grupo de trabalho não se conhece qualquer relatório ou programa, verificando-se que a única entidade, que publica dados sobre o assunto é a Infrastructure Portugal (IP), dans lequel 18 Juillet 2023 publicou o “Relatório Síntese” da “Monitorização da Mortalidade de Fauna nas Estradas da IP de 2022”, onde é referido que num total de 2.147 atropelamentos de animais nas vias sob gestão direta da IP, aumentando em cerca de 19% o valor registado em 2021 (1.804), mais 23,4% mais baixo que o valor médio dos anos 2015 une 2019, (2.803).

Da análise aos dados divulgados pela IP e pela GNR constata-se que ambas as instituições apresentam números diferentes, provavelmente porque a IP regista “atropelamentos de animais” e a GNR regista “acidentes com animais”, concluindo-se pela necessidade de um documento único, que possa congregar os dados recolhidos por todas as entidades constantes no Despacho n.º 8157/2021, de 18 Août, qui sont: A Agência Portuguesa do Ambiente; L'Autorité nationale de la sécurité routière; L'Institut pour la conservation de la nature et des forêts; A Guarda Nacional Republicana; La Police de sécurité publique; L'infrastructure Portugal; TRIBALE, et ; A Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente.

Conclui-se que passados 10 anos do estudo de 2014, o fenómeno dos acidentes com animais continua sem solução, porque a gravidade para os condutores e passageiros se agravou, tendo em conta que entre 2019 et 2023 há a lamentar duas pessoas mortas e quase 500 blessé, consequências que contribuem para a agravar ainda mais os índices de sinistralidade rodoviária nacional, que continuam a apresentar números que as autoridades responsáveis não têm conseguido prevenir e cujas politicas públicas temam em não sair do papel.

Não podemos, terminar sem os necessários conselhos para prevenir os acidentes rodoviários com animais, pelo que nos períodos e locais de maior probabilidade de se encontrar um animal na estrada é recomendável que se circule com precaução redobrada, ralentir et de rencontrer l'indicateur animaux danger de passage de signalisation, domestique ou sauvage, devendo os condutores em todas as situações adotar na estrada, uma condução adequada de modo a evitar os acidentes com animais e evitar as consequências resultantes, soit pour animaux, à la fois pour les personnes et les véhicules.

No entanto quando se encontra um animal na estrada deverá evitar-se buzinar ou fazer sinais de luzes, pourquoi ou effrayer l'animal ou associés dans le, evitar os desvios bruscos (rebondissements) ce qui peut entraîner le véhicule au dépistage, reduzir a velocidade gradualmente até que se possa contorná-lo em segurança e se não puder evitar o choque, au moment de l'affrontement pas poster ou écarter, avec comme frein, l'avant de la voiture et à faible si elle est un grand animal peuvent être conçus pour les pare-brise en verre. Chaque fois que la visée d'un animal sur la route doit immédiatement en informer la GNR, même si l'animal se trouve sur la route, para que seja recolhido e também sempre que encontre um animal morto na estrada, para que seja retirado.


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