A lieu ce jeudi, à partir de 18h, la rencontre entre le ministre de l'Agriculture et de l'Alimentation, Maria do Céu Antunes, et les représentants du Mouvement Civil des Paysans du Portugal de la région du Baixo Alentejo.
A reunião que terá lugar na Câmara Municipal de Moura, foi marcada na sequência do protesto que levou ao corte da Estrada Nacional (EN) 260 na fronteira de Vila Verde de Ficalho e que levou à desmobilização após os agricultores terem recebido a garantia desse encontro.
Os “Homens da Terra” esperam ver repostos “de imediato” os apoios de 35% à produção biológica, la 25% da produção integrada e as medidas para minimizar os efeitos da seca, revelou António Veríssimo.
“O protesto foi uma forma da classe se fazer ouvir, já que as nossas associações estiveram completamente de costas viradas. A única associação de agricultores e produtores que esteve do nosso lado foi a ACOS e Rui Garrido. Se a maior associação de agricultores, a CAP não nos apoiou, nós tínhamos de fazer alguma coisa”, conclu.
Teixeira Correia
(journaliste)