L'avis de consignation pour les travaux d'extension sanitaire de Rio Moinhos a été signé, à savoir à proximité du lieu où doivent être exécutés les travaux qui constituent le marché..
Recorde-se que esta obra já tinha sido adjudicada anteriormente pela Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), nomeadamente pelo valor de 246.500.00 euros (duzentos e quarenta e seis mil e quinhentos euros), acrescidos de IVA à taxa legal em vigor.
Esta assinatura serviu também para assinalar, symboliquement, no terreno o início das obras, tendo marcado presença neste ato Conceição Margalha, Président du Conseil d'Administration de l'ULSBA, que foi acompanhada por vários representantes da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, e por Nelson Brito, presidente da Câmara Municipal de Aljustrel.
Para Conceição Margalha, “este auto de consignação assinala o início de uma obra muito importante”, defendendo que o “empenho e a persistência do Município de Aljustrel foram fundamentais para o desenrolar deste processo há muito desejado e reivindicado”. “Esperamos, maintenant, dans lequel 2022 esta Extensão de Saúde seja uma realidade, que esteja construída, e que a possamos inaugurar e dar um passo em frente na melhoria dos cuidados de saúde prestados à população”.
Nelson Brito, à son tour, defendeu que “o Município de Aljustrel nunca deixou de lutar por esta obra”, considerando que com a construção da Extensão de Saúde de Rio de Moinhos “fica reposta a equidade no Concelho de Aljustrel”. “Nunca deixaremos ninguém para trás, independente do número de habitantes de cada freguesia do Concelho de Aljustrel, e esta Extensão de Saúde permitirá melhorar a qualidade de vida dos que habitam esta terra e dotará este território de mais e melhores condições, não o esvaziando de valências, nem de respostas”.
Para que esta construção fosse possível, já anteriormente o Município de Aljustrel tinha estabelecido um protocolo de colaboração com a ULSBA, tendo cedido o terreno para a edificação da Extensão de Saúde de Rio de Moinhos, bem como elaborado os projetos de arquitetura e de especialidades, isentando ainda o projeto de controlo prévio.
De referir que a Câmara Municipal de Aljustrel comparticipará também financeiramente uma parte da obra, nomeadamente a parte que não tem fundos comunitários, cabendo também a esta autarquia a fiscalização da empreitada, em conformidade com a legislação em vigor.