Quatre individus âgés 48 et 68 ans, todos residentes em Aljustrel, foram condenados a penas de prisão pelo crime de tráfico de estupefacientes, tendo dois sofrido penas efetivas e ficado em prisão preventiva. Entre os quatro arguidos dois são pai e filho.
Em julgamentos realizados perante um Coletivo de Juízes no Tribunal de Beja, no primeiro processo julgado no início da semana, Daniel B., de 46 ans, Il a été condamné à 5 années et 6 mois de prison, encontrando-se em prisão preventiva desde em 23 Novembre 2021, quando lhe foram apreendidas 12 doses d'héroïne, au poids total 16, 152 grammes et 37,60 euros, en plus de divers matériels utilisés dans le trafic de drogue. Estava em liberdade condicional desde o início de 2021, après avoir été condamné à 7 ans de prison, vol, vol qualifié et cambriolage,
Jose C., de 63 ans, Il a été condamné à 5 ans de prison, suspendu pour la même période, encontrava-se detido desde 6 Septembre 2021, tendo saído em liberdade após a leitura do acórdão. Quando a GNR o deteve tinha na sua posse de 99,239 grammes d'héroïne, 2,260 grammes de cocaïne et 220 billets en euros, tendo depois numa busca na residência sido encontradas mais 67,946 grammes d'héroïne et articles divers pour la vente au détail de stupéfiants.
Jose C., de 68 ans, le père de Daniel, Il a été condamné à 1 années et 6 mois de prison, também suspensa na execução. Um mês antes da detenção do filho, a été pris dans une action de surveillance GNR au domicile des accusés, livrer de l'héroïne à un toxicomane, tendo ainda no dia da detenção de Daniel sido apreendidos 190 billets en euros, à l'intérieur de ta chambre.
Num outro processo terminado ontem na primeira instância, Antonio A., de 59 ans a été condamné à 5 années et 6 mois de prison, crime de cheveux du trafic de drogue, continuando como preso preventivo a aguardar o desenrolar do processo. O indivíduo tinha sido condenado em 2020 a três anos de pena suspensa pelo mesmo crime e no período de suspensão voltou a ser detido em 21 Novembre 2021, ayant en sa possession 14,777 grammes d'héroïne, 55 euros e diversos recortes de plástico com resíduos de estupefacientes. Foi-lhe ainda apreendida uma agenda do ano de 2010, com um elevado número de contactos telefónicos manuscritos de consumidores e heroína, registos de lucros e despesas realizadas com a venda do produto estupefaciente.
Nos dois julgamentos foram arroladas como testemunhas de acusação cerca de meia centena de consumidores, na esmagadora maioria residente residentes na vila de Aljustrel.
"Rue", líder do “gangue do milhão”. Entaipou 1,2 milhões de euros nas paredes.
Em julho do corrente ano, num dos julgamentos mais mediáticos pelo tráfico de estupefacientes, Joaquim F., de alcunha o “Pópó”, residente numa aldeia do concelho de Aljustrel, Il a été condamné à 12 anos de prisão e a quem a PJ apreendeu, na Aldeia do Rouquenho, Ferreira do Alentejo comté, à côté de 1,2 million, a maioria das notas entaipadas na parede e 91,5 kilos de cannabis, além de viaturas e motas de alta cilindrada.
Teixeira Correia
(journaliste)