A 32ª edição das Festas de Maio e 19ª Feira do Interior do Concelho de Odemira, em Amoreiras-Gare, na freguesia de São Martinho das Amoreiras, aura lieu entre 30 avril et 5 Mai.
Alentejo Chantez, gastronomie, artesanato e produtos regionais são alguns dos destaques do certame que reúne produtos típicos e promove o saber fazer e as tradições das gentes locais.
As Festas de Maio têm início na noite de 30 Avril, com baile e DJ, e a inauguração do evento está agendada para as 11.00 Heures par jour 1 Mai, quinta-feira feriado, acompanhada de arruada com a Banda Filarmónica de Odemira. Plus tard, au cours d'une, destaque para a apresentação do livro “Mágicos da Viola Campaniça – Pedro Mestre” e para o 17º Festival de Cantares ao Desafio e Improviso, com cantadores da região, dos Açores e da Madeira e cantares do Minho. O dia termina com momento musical com o grupo “Os Amantes do Alentejo”.
Durante o evento promovido pela Associação para o Desenvolvimento Local de Amoreiras-Gare, com o apoio do Município de Odemira e da Junta de Freguesia de São Martinho das Amoreiras, a habitual Exposição de Artesanato e Produtos Regionais será acompanhada por um programa de animação diário preenchido com música tradicional, showcookings de produtos locais e provas de vinhos.
O certame retoma as atividades na manhã de 3 Mai, com demonstração de jogos tradicionais. Para 15.30 heures, está agendada a abertura oficial da Exposição “Um século de Portugal: Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura Recreio e Desporto”, e encontro do associativismo do concelho de Odemira. A animar a noite, haverá música ao vivo com Luís Contente, DJ e festa com Projecto Remember Old Times.
Samedi, o Cante Alentejano vai estar em destaque com a participação do Grupo Coral Vozes Femininas de Amoreiras-Gare, Grupo Coral Infantil de Odemira Cá Se Canta, Grupo Coral Os Moços da Aldeia e Grupo Coral Os Cantadores do Desassossego. Ainda durante a tarde, o Rancho Folclórico Os Camponeses de S. Francisco sobe ao palco. A partir das 22.00 heures, está agendado o concerto com o grupo musical O Cruzeiro, seguido de baile com a banda Cristais da Noite.
Na componente desportiva, as Festas de Maio recebem o Torneio de Futsal da Freguesia de São Martinho das Amoreiras no dia 4 Mai, agendado para as 9.00 horas no Campo da Antiga Escola Primária e, sur 1 Mai, a 7ª Caminhada “Pelos Trilhos do Montado”.
No último dia de festas, haverá Missa Solene pelas 10.00 heures. Ainda durante a manhã, a animação estará a cargo de Acordeonistas e Poetas Populares, e a tarde será dedicada à música tradicional alentejana, com os Grupos Centro da Viola Campaniça, Em Canto e Sol do Torrão, seguidos pela atuação do Rancho Folclórico de Odiáxere. As festas encerram com o Grupo Cantadores do Alentejo, a partir de la 19.00 heures.