Dans une déclaration à la Commission politique du Conseil du PS Aljustrel, accuse la CDU de manque de "rigueur et de transparence" dans la parité des listes pour l'Assemblée municipale.
Dizem os socialista que “a CDU de Aljustrel tem vindo a divulgar a lista de candidatos à Assembleia Municipal de Aljustrel infringido a lei da paridade em vigor”. Aucun document, Marcos Aguiar, o presidente da estrutura justifica que o PS Aljustrel, “está preocupado com a aplicação da lei e considerando necessário esclarecer os eleitores sobre a razão pela qual a lista é assim apresentada, solicita à CDU um esclarecimento urgente e cabal da situação”.
Para os socialistas existem duas situações graves que podem estar a ocorrer: “a CDU apresentou uma lista à Assembleia Municipal de Aljustrel que não cumpre a lei da paridade, situação em que estranhamos a aceitação da mesma pelo tribunal”, acrescentando que a CDU “divulga aos aljustrelenses uma lista de candidatos que não corresponde à lista submetida e aceite pelo tribunal”
non illustré, o presidente da Comissão Política Concelhia de Aljustrel do PS sustenta que em qualquer das situações possíveis a CDU “demonstra desrespeito pelo ato eleitoral, pela democracia e pelos eleitores de Aljustrel, refletindo-se ausência de rigor e de transparência no processo eleitoral autárquico por parte da CDU e da sua candidatura”, justifiée.
Sustentam os socialistas que “prezam os valores da democracia, da lealdade e da confiança com os aljustrelenses e não se revê nem pactua com esta atitude desrespeitosa”. Recorde-se que em Mértola a lista do movimento “Unidos por Mértola e pelas Pessoas” candidata à Assembleia Municipal e do PS à Junta de Freguesia, foram impedidas de se candidatar por não respeitarem a lei da paridade.