Portugal comprou seis aeronaves P-3C Orion da Alemanha por 45 million.
Segundo a resolução publicada no Diário da República de Portugal, foi autorizada a compra de seis aeronaves de patrulha marítima P-3C Orion da Alemanha para a Força Aérea Portuguesa.
Segundo o site o site Poder Aéreo, conforme o texto da resolução, “a aquisição de todo o inventário da frota proveniente da Alemanha surge como uma oportunidade de garantir a operação do sistema de armas P-3C CUP+ nos próximos anos sem constrangimentos significativos, assegurando a sustentação com níveis elevados de disponibilidade, parce que, sem tais recursos, o incremento das atuais taxas de aprontamento de aeronaves, que progressivamente vão tendo crescentes períodos de indisponibilidade por necessitarem de ações de manutenção para as quais não existe material disponível no mercado, ficará comprometido.”
Ainda segundo o documento, “a Força Aérea Portuguesa está autorizada a realizar a despesa com a aquisição de todo o inventário da frota P-3C disponibilizado pela República Federal da Alemanha, constituído por seis aeronaves, conjuntos Mid-Life Upgrade (MLU), sobressalentes, equipamentos de apoio e bancadas de teste, bem como os simuladores de voo e de procedimentos táticos o montante máximo de 45 000 000,00 EUR, isento de IVA, cujos encargos orçamentais não podem exceder, à chaque année économique, os seguintes montantes: une) 2023 - 9 000 000,00 EUR; b) 2024 - 9 000 000,00 EUR; c) 2025 - 9 000 000,00 EUR; ré) 2026 - 9 000 000,00 EUR; et) 2027 - 9 000 000,00 EUR.” Para ler a resolução na íntegra, cliquez ici.
P-3C CUP+ Esquadra 601-”Lobos” estacionada na BA11
Un 1 Octobre 1985 foi assinado o acordo com a Lockheed para a aquisição de 6 aeronaves P-3B recebidas da Força Aérea Australiana que os tinha substituído pelos mais recentes P-3C.
Le 6 P-3B adquiridos por Portugal foram modernizados para satisfazer os requisitos operacionais para as missões de ambiente marítimo.
A Força Aérea e o Estado Português iniciaram um programa de substituição da frota de 6 P-3P por 5 aeronaves P-3C, adquiridas à Real Marinha Holandesa. Plus tard, foi celebrado um contrato com a Lockheed-Martin para a modernização destas aeronaves para a atual versão P-3C CUP+.
A modernização das 5 aeronaves com sensores modernos e capazes de fazer frente aos desafios do futuro, torna a plataforma P-3C CUP + numa das mais avançadas do mundo.
A primeira aeronave chegou à Esquadra 601 en Août 2010, estando previsto a entrega da última aeronave modernizada até meados de 2012.
A aeronave P-3C CUP+ que tem uma autonomia de voo de treze horas, peut voler vers 25 mil pés de altitude, comporta uma tripulação tática de 13 éléments et en plus de la reconnaissance et de la surveillance, il dispose de ses propres armes qu'il peut utiliser chaque fois que nécessaire., doté d'une caméra haute résolution dans le nez qui transmet et envoie des images en temps réel au sol.
O P-3C CUP+, c'est le troisième avion le plus rapide au monde dans son segment turbopropulseur, dépassé seulement par l'Airbus A400 et le Tupolev 195 et ce sera dans le ciel du Portugal les yeux des forces qui sont sur terre, en particulier de l'UCC.