huile d'olive: Centre d'études (CEPAAL) apporte de l'huile saine extraite des olives aux écoles.


Le CEPAAL promeut une initiative innovante intégrant la culture de l'huile d'olive dans les écoles et sensibilise les enfants à la valeur du régime méditerranéen.

Prosseguindo a sua missão de valorizar e promover o Azeite do Alentejo em Portugal, o Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) está a levar a cabo uma iniciativa inovadora que tem como principal objetivo educar e sensibilizar os alunos do primeiro ciclo, âgés 6 et 10 ans, para a importância do consumo de azeite, enquanto gordura saudável e pilar da dieta mediterrânea.

O Azeite Vai à Escola, um projeto cofinanciado pelo COIConselho Oleícola Internacional que tem a duração de 3 ans, envolve também professores e funcionários, sensibilizando-os para a importância do consumo de azeite de qualidade e para a importância da transferência desta mensagem junto da comunidade escolar. Igualmente de destacar a sensibilização das cantinas escolares para o uso preferencial do azeite na confeção das refeições a serem servidas nas escolas.

Segundo a Diretora Executiva do CEPAAL, Filipa Velez, esta iniciativa tem tido uma adesão excecional por parte das crianças, que sendo naturalmente curiosas se envolvem facilmente e ficam verdadeiramente encantadas com todo o ciclo do azeite, compreendendo facilmente o seu valor e importância no contexto alimentar. De tal forma é assim, que temos testemunho de que a seguir às nossas visitas, chegam a casa e começam a sensibilizar também os pais para o uso do azeite de qualidade na alimentação diária. Para o CEPAAL, esta é a maior conquista: sabermos que as crianças não só despertaram para o valor do azeite, como se transformaram nos verdadeiros paladinos de uma causa que deveria ser nacional.

O projeto abrange anualmente 5 concelhos diferentes da região do Alentejo, nos quais os associados do CEPAAL estão localizados, e inclui a realização de um WorkshopO Caminho do Azeiteem sala de aula, visitas de campo a lagares e olivais, provas de azeite, atividades interativas e materiais didáticos para crianças, com o objetivo de explicar todo o ciclo produtivo do azeite, desde o olival até ao lagar e de conduzir a comunidade escolar numa jornada de descoberta e numa verdadeira celebração da cultura, tradição e azeite de Portugal.

En 2024 O Azeite Vai à Escola visitou 5 escolas em Campo Maior, Portel, Santana, Reguengos de Monsaraz e Évora. A terceira e última fase do projeto terá início em setembro de 2025 e o CEPAAL está a levar a cabo o processo de negociação com as Escolas que irão ser visitadas.

Mais informações estão disponíveis em https://azeitedoalentejo.pt/cepaal/ ou pelo email: cepaal@azeitedoalentejo.pt.

source: CEPAAL


Partagez ce message sur
468x60.jpg