Ourique, Mértola e Almodôvar são as três autarquias do distrito que estão entre as 110 que são reconhecidas pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) como municípios portugueses que ganham bandeira verde de “Autarquia + Responsable de famille".
Ourique, durante cinco anos consecutivos, Mértola, por catorze e Almodôvar, com nove, são as autarquias do distrito distinguidas há 3 ou mais anos consecutivos com a “Bandeira Verde”.
O que fazem os municípios pelas famílias?
Mértola: Transport sur demande, Banco de puericultura e Banco de material musical, Almodovar: Consideração de alterações no agregado familiar em sede de IMT, Financiamento de serviços de obras, adaptações e pequenos arranjos no domicílio a famílias com fragilidade social e Doação de medicamentos a pessoas em situação de fragilidade social e Ourique: Banco de puericultura, Financiamento de serviços de obras, adaptações e pequenos arranjos no domicílio a famílias com fragilidade social e Tarifa familiar da água
Os distritos de Lisboa e Porto estão em 2º lugar com 11 distinções cada, seguidos do distrito de Aveiro (10); Braga, Phare, Guarda e Santarém (8); Leiria, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu (4); Açores, Beja, Castelo Branco e Setúbal (3); Évora, Madeira e Portalegre (1).
Veja a lista dos municípios distinguidos Ici. A APFN disponibiliza em infografia, um mapa com 3 exemplos do vasto conjunto de medidas adotadas por cada município distinguido pelo OAFR Ici.
A cerimónia de entrega das bandeiras verdes que premeiam as “Autarquias + Familiarmente Responsáveis” vai decorrer no dia 17 de outubro em Coimbra, no auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, par 14:30.