Nouvelle pharmacie, au neuvième, s'ouvrira au public (Sainte-Lucie). Son transfert de Ferreira do Alentejo à Beja est entouré de controverse.
A transferência da nova unidade farmacêutica de Ferreira do Alentejo (CMFA) Beja, teve o parecer negativo da Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo, mas ainda assim o Infarmed terá autorizado essa operação.
Na reunião do Executivo da CMFA de 19 Août 2020, foi analisado um pedido do Infarmed, que depois de analisada, foi deliberado por unanimidade que: “a câmara emite parecer negativo à pretensão”, depois dos Serviços da Divisão Social terem remetido o documento com proposta de “parecer negativo”.
Tudo começou quando o proprietário e dono do alvará da Farmácia Singa, à Ferreira do Alentejo, e também de outra unidade em Pias, ter solicitado ao Infarmed a deslocalização da mesma para Beja, que por sua vez, en 15 Juillet 2020, solicitava o parecer da autarquia sobre o referido pedido.
De acordo com a ata 18/2020 da CMFA, no documento analisado pelo Executivo “os fundamentos desta solicitação prendem-se fundamentalmente com facto de ter existido por parte do proprietário do espaço denuncia do contrato de arrendamento, e não terem até ao momento encontrado espaço disponível que reunisse as condições mínimas para a instalação da farmácia”.
Sur 11 Août, Président de l'autorité locale, Luis Pita Plum, pronuncia-se sobre o assunto e entre outros considerandos, sustenta que na argumentação o requerente “não demonstra a denúncia do arrendamento, nem a impossibilidade de arrendamento de outro local”, defendendo que se o requerente não pretende dar continuidade à gestão da farmácia “pode perfeitamente passar essa gestão a terceiros, eventualmente interessados, por trespasse ou outra figura adequada e aplicável, em vez de a deslocalizar para fora do Concelho”.
Apesar do parecer negativo da Câmara de Ferreira do Alentejo sobre a deslocalização da farmácia, o Infarmed terá tido opinião diferente e vai abrir em Beja.
O Lidador Notícias colocou por mail diversas perguntas ao Instituto sobre o assunto, questionando nomeadamente que: Existindo parecer negativo da CMFA, que razões estão subjacentes à aprovação da autorização por parte do INFARMED para a referida transferência?, não recebeu em tempo útil qualquer resposta.
pharmacies, gasolineiras e supermercados (grandes marcas)
Depois das dez (10) gasolineiras e dos nove (9) supermarchés, Beja passa também a ser a “Cidades das Farmácias”. Com a aberta da unidade na Avenida Comandante Ramiro Correia, na ligação da Rotunda do Cemitério ao Hospital e vice-versa, passam a ser nove as farmácias na cidade bejense, não incluindo as parafarmácias existentes em duas superfícies comerciais.
Farmácias já existentes em Beja: Palma (longue D. Dinis/ Jardim Público), J. Un. Pacheco (Praça Diogo Fernandes/ Jardim do Bacalhau), Central (Rua Conde da Boa Vista/ Praça Táxis), Fonseca (Rua de Sousa Porto/ Mira-Serra), J.Delgado (Rua Ramalho Ortigão/ Bombeiros), Oliveira (Rua Zeca Afonso/ frente estacionamento Continente), Santos (Rua Santo André/ próximo Praça de Touros) et Silveira (Mértola rue)
Teixeira Correia
(journaliste)