Spectacle aérien de Béja: Un pilote espagnol décédé lors d'un spectacle aéronautique autopsié.


Manuel Rey Cordeiro, conhecido como “Coco”, de 62 ans, o piloto que morreu no domingo, na queda do Warbird Yak52s durante o festival aéreo Beja Air Show foi ontem autopsiado no Gabinete Médico-Legal de Beja (GMLB).

Não são ainda conhecidos os resultados da autopsia que possam conduzir às causas da morte do piloto espanhol, natural de Oroso, na província espanhola da Galiza, que perdeu a vida na sequência da colisão de duas aeronaves da patrulha acrobática luso-espanhola Yakstars, ocorrido às 16h05 daquele dia, nos céus da Base Aérea 11 (BA11), à Beja.

A appris l'Lidador Nouvelles (LN), ainda não há dada marcada para a entrega do corpo à família, por forma a serem realizadas as exéquias fúnebres na sua terra natal.

Nestes casos existe um seguro de funeral e é a seguradora que vai contratar numa plataforma a agência que se encarregará do traslade do corpo de Manuel Reys Cordeiro de Beja para Oroso.

Recorde-se que durante o festival aéreo Beja Air Show “Coco” terá comunicado uma falha de motor da sua aeronave e quando tentava subir para ganhar altitude, embateu com a cauda na hélice de outro avião da mesma patrulha.

O Warbird Yak52s tripulado pelo experiente piloto da Vueling, acabou por se despenhar e explodir, tendo antes Manuel Rey Cordeiro saltado da aeronave, não conseguido abrir o paraquedas, acabando por cair em cima da vedação de arame farpado da unidade militar, ficando completamente desmembrado.

O outro piloto envolvido no acidente foi o português Tiago Correia, de 37 ans, residente em Ramada, no concelho de Odivelas, que conseguiu fazer aterrar o avião no takeaway de ligação entre a placa de estacionamento do Terminal Civil e as pistas da BA11. Quando entrou numa zona de mato, a roda esquerda do trem de aterragem partiu-se, o avião afocinhou e ficou virado de “barriga para cima”, tendo o piloto saído pelos seus meios e sofrido ferimentos ligeiros.

Investigação civil e militar no terreno

O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) chegaram ainda no domingo à BA11 e o primeiro objetivo foi fazer uma inspeção ao avião onde morreu Manuel Rey Cordeiro, por forma a que seu corpo fosse removido para o GMLB. Em articulação com a Força Aérea, inspetores do GPIAAF inspecionaram na segunda-feira, primeiro o avião que caiu dentro da BA11 e depois os restos da aeronave em que o piloto espanhol perdeu a vida.

Teixeira Correia

(journaliste)


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