Spectacle aérien de Béja: Plus d'une centaine de pompiers présents à la fête de l'air.


Le spectacle aérien de Beja 2024 (BAS24), espetáculo aéreo militar organizado pela Força Aérea Portuguesa (FAP), vai ter no recinto da base aérea, pour la première fois, equipas civis de socorro, numa parceria entre a instituição militar e o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo (CSREPCBA).

A excelente parceria entre a Força Aérea Portuguesa (FAP), da qual não se pode desligar o comando da Base Aérea (BA11) 11, à Beja, personificada no seu comandante, o coronel João Rosa, natural da cidade e o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo (CSREPCBA), onde os Corpos de Bombeiros, são o expoente máximo, permite que pela primeira vez o socorro civil esteja no interior na unidade militar alentejana.

Ao longo dos dois dias do Beja Air Show 2024 (BAS24), 124 opérationnel et 54 veículos de diversas características, das treze corporações do distrito de Beja, exceto Odemira que pertence ao Comando do Litoral, vão estar empenhados no “Dispositivo Operacional do BAS24”, como primeira resposta para qualquer eventualidade no interior e exterior da BA11.

O dispositivo é enquadrado por um Comando Conjunto que inclui sete estruturas: FAP, CSREPCBA, Service des incendies, INEM, PSP, GNR e Proteção Civil Municipal de Beja, estando também preparado um Gabinete de Crise, para algum acidente excecional com alguma das aeronaves, como sucedeu há algumas décadas quando duas aeronaves chocaram em pleno voo.

O Comando Conjunto do BAS24 vai estar instado junto ao quartel de bombeiros da BA11, onde vai também estar uma VMER de Exceção do INEM, com um médico e um enfermeiro.

Lorsque Lidador Nouvelles (LN), José Horta, segundo comandante do CSREPCBA, começou por destacar “o empenho dos bombeiros nesta operação e a abertura e sensibilidade do novo comandante da BA11, em que só assim torna possível ter no terreno pessoas motivadas”, justifiée.

José Horta revelou que haverá dois Sectores Operacionais, “um no interior da BA11, avec 22 operacionais e outro no exterior, distribuído pelas três principais rotundas de acesso à unidade com grupos pré-hospitalares e na localidade de São Brissos, com uma Brigada de combate a Incêndios, numa zona estratégica onde as aeronaves fazem a exibição aérea, avec 34 opérationnel et 6 elementos de comando”, conclu.

O segundo comandante do CSREPCBA, deixa uma garantia: “os Corpos de Bombeiros e a estrutura estão preparados porque fazem com alguma frequência este tipo de aprontamentos e desde 2021 que o dispositivo tem feito para do Beja Air Show, ainda que sempre fora da Base Aérea”, résumé.

Reserva de lugares e zonas bloqueadas

Se alguns marcaram já hoje lugares em São Brissos, zona fronteira à BA11, por forma a verem de fora o Beja Air Show, outros houve que bloquearam com enormes pedregulhos o acesso às suas propriedades, a fim de evitar a invasão de viaturas, a expectativa na pequena aldeia próxima do Terminal Civil Aeronáutico (TAC) il est grand, com o restaurante e o café do lugar, a terem um aumento de visitantes e assim aumentar a faturação.

Teixeira Correia

(journaliste)


Partagez ce message sur
468x60.jpg