Beja: « Beja 1400 » ou une autre manière de découvrir le Château et le Donjon.


Depuis hier, il est possible de « visiter » le Château et son Donjon comme il l'aurait été pendant longtemps. 600 ans, Depuis hier, il est possible de « visiter » le Château et son Donjon comme il l'aurait été pendant longtemps., Depuis hier, il est possible de « visiter » le Château et son Donjon comme il l'aurait été pendant longtemps..

De acordo com a autarquia “pretende ser um guia visual com conteúdos acessíveis e didáticos para todos os públicos, sobre a torre de menagem e o castelo de Beja”, estando disponíveis em português, inglês e espanhol.

A proposta agora criada pela Câmara de Beja, permite vivenciar uma experiência interativa do alto da Torre de Menagem e no Posto de Turismo, onde é possível desfrutar de diversas curiosidades, desde os tempos mais longínquos que são apresentados com recurso a animações digitais.

Depois da derrocada de um varandim em novembro de 2014, a torre foi recuperada e em julho de 2016 reabria ao público, depois de uma importante intervenção também nos 184 da escada em caracol para aceder ao topo da tore com quase 40 mètres. A Torre de Menagem do Castelo de Beja é a mais alta do género na Península Ibérica.

O presidente da Câmara Municipal de Beja sustentou que “a beleza do castelo e da sua torre justificam, só por si uma visita, mas agora há mais um motivo que convida a descobrir o monumento, como símbolo da cidade e uma referência do nosso património”, conclu. Paulo Arsénio revelou que “todas as reproduções apresentadas propõem ao visitante uma viagem plausível de como poderia ter sido este local no ano de 1400”, fini.

O projeto redundou num investimento de cerca de 60.000 euros, comparticipados em 85% por fundos comunitários e é visitável todos os dias das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00, par 2 euros par personne, sendo que os menores de 12 anos têm entrada livre.

Teixeira Correia

(journaliste)


Partagez ce message sur
468x60.jpg