Beja: Le défilé romain fait revivre l'histoire de la ville et ouvre le festival de Beja Romana.


A cidade de Beja regressou na manhã esta sexta-feira aos tempos romanos da velhinha Pax-Júlia, com o cortejo “Pompa Lusitaniam” que percorreu as principais artérias da cidade e que abre a 9ª edição do festival Beja Romana.

Près de 1900 extras, na esmagadora maioria estudantes dos diversos estabelecimentos de ensino do concelho, que trajando a rigor, mostraram os tempos do domínio romano na Península Ibérica e a grandiosidade desse período.

De hoje até domingo, o centro histórico da cidade, em particular a Praça da República, ponto central da urbe alentejana, recebe o 9º festival Beja Romana, com um programa repleto de música animação, processions, Musée en direct, visitas pedagógicas e muitas outras experiências.

Após o final do cortejo realiza-se a “receção ao cônsul romano pelos patrícios e plebeus e lido o decreto de abertura da feira e o édito de boas-vindas ao patrício romano”, declarando assim a abertura do mercado, um dos grandes pontos de interesse do festival.

No átrio da Igreja da Misericórdia, situada no topo norte da Praça da República, existe a “Domus”, une reconstitution d'une maison romaine, com um museu ao vivo. O Beja Romana inclui um concurso fotográfico, baseado no património histórico da cidade e ligado ao seu período romano.

Próximo do ponto central do festival, o Município disponibiliza estacionamento gratuito no parque de estacionamento subterrâneo, situé à proximité 300 mètres de la place de la République.

Teixeira Correia

(journaliste)


Partagez ce message sur
468x60.jpg