La Mairie de Beja a créé le Centre d'Accueil à Flávio dos Santos pour recevoir les « occupants » du Bâtiment Refer. Le changement doit commencer aujourd'hui.
Selon les informations les Nouvelles Lidador (LN) apurou junto de fonte da autarquia o início da mudança dos ocupantes do Edifício Refer será feita durante o dia desta segunda-feira, “e será feito em duas viagens. A primeira após o almoço e a segunda à noite. Não há ainda horas exatas para as transferências”, résumé.
Dernier jour 5, o LN revelou que foram instalados onze contentores, dont deux servent de cafétéria et de toilettes, foram instalados pela Câmara Municipal de Beja no topo sul do antigo Estádio Flávio Santos, para receber os “ocupas” do Edifício Refer, alugado pela Cruz Vermelha Portuguesa (CVP). O espaço está a ser ocupado por mais de quatro dezenas de cidadãos nacionais e estrangeiros sem local para dormir e vai agora ser entaipado.
Segundo o presidente da autarquia de Beja, “depois de desocupado, o interior e exterior será limpo pela edilidade e depois entaipado pela Cruz Vermelha Portuguesa”, a conclu Paulo Arsenio.
O edil acrescentou que “o aluguer dos contentores e gerador de energia vão custar 5.000 euros/mês”, garantido que o espaço “irá ter vigilância pelo tempo necessário e não haverá nenhum “contentor estranho” além dos que foram instalados pelo Município”, pelo que a situação que ocorreu no Bairro das Pedreiras, com a proliferação de barracas, “não vai acontecer”, fini. O fornecimento das refeições deverá ser feito pelo Serviço de Apoio Domiciliário da Cruz Vermelha.
Desde que em 28 Novembre 2012 a Cruz Vermelha Portuguesa celebrou com a IP o contrato de arrendamento do Edifício Refer válido por 20 ans, mediante o pagamento de uma renda mensal de 8.500 (oito mil e quinhentos) euros, CVP a passé 1.647.500 de euros, 500 mil dos quais em obras de recuperação do edifício e o restante em rendas.
Teixeira Correia
(journaliste)