Beja: La Fédération PS proteste contre l'installation d'une usine Lufthansa en dehors de la région.


A notícia conhecida na segunda-feira de que a empresa alemã Lufthansa Technik vai contruir uma fábrica para reparação de peças de motores e componentes de aviões em Santa Maria da Feira, levou a Federação do Partido Socialista do Baixo Alentejo (FPSBA) a referir que se está “a perder uma oportunidade de excelência de reforço da importância estratégica do aeroporto de Beja”.

Dans une déclaration, o presidente da estrutura socialista, recorda que será um investimento de vários milhões de euros, A propos de la création 700 des postes de travail, que a concretizar-se em Beja “tirasse bom partido de todas as infraestruturas existentes e cada vez mais dedicadas à aeronáutica industrial”, lembrando Nelson Brito, que a empresa Mesa “se prepara para investir na construção se um segundo hangar para manutenção e reparação de aeronaves em Beja”, conclu.

No anúncio do investimento em Santa Maria da Feira, a Lufthansa Technik referiu que a localização do investimento “foi tomada em cooperação com o Governo”, justificando também deputado socialista eleito pelo distrito, que o presidente da Câmara de Beja lhe garantiu que “o Município nunca foi contatado do sentido de apresentar as potencialidades deste território”, que poderia permitir que o aeroporto pudesse avançar com a 2ª fase de ampliação da placa de estacionamento de aeronaves.

non illustré, a FPSBA acusa a AICEP-Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, tutelada pelo Ministério da Economia, “Tem responsabilidades em não ter estudado a opção de Beja, num investimento que seria estruturante para o território.

Investimentos anunciados e falhados em Beja

Parte I- En 2011 Aeromec assinou contrato e treze anos depois foi para Ponte de Sôr

En Février 2011, un Aéromec, a été considérée comme la première entreprise de maintenance aéronautique à s'établir à l'aéroport de Beja. A cette époque, un contrat a été signé entre Aeromec – Mecânica de Aeronaves et ANA, qui avait Pedro Beja Neves, Directeur de l'ANA responsable de l'aéroport de Beja.

L'accord entre les deux parties prévoyait un investissement d'environ cinq millions d'euros dans la construction d'un hangar pour la maintenance des avions gros-porteurs et des avions à fuselage étroit.. La date limite pour fournir un espace à l'aéroport de Beja était 30 ans. L'installation Aeromec à Beja devrait créer autour 100 des postes de travail.

Treize ans après l'annonce et la signature du contrat d'investissement à Beja, a Aeromec virou-se para o Aeródromo Municipal de Ponte de Sôr. Le projet, qui devrait démarrer d'ici la fin de l'année, prédire, Dans une première phase, l'embauche de 25 ouvriers qualifiés, avec des perspectives de, pas d'avenir, atteindre un maximum de 100 Professionnel.

Parte II- Aeroneo falha investimento em terreno e instalações da BA 11

En 22 Septembre 2017, durante a era da “Geringonça”, foi publicado em Diário da República um despacho assinado pelos secretários se Estado do Tesouro, Álvaro Novo, e da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, em que era desafetado do domínio militar o imóvel “Fábrica” composto por hangares e áreas anexas à BA11, à Beja, avec une zone de 113.621 m2, destinados à Aeroneo instalar uma unidade industrial de manutenção e desmantelamento de aeronaves e gestão de serviços aeronáuticos.

O contrato inicial tinha a duração de 15 ans, mais, por motivos nunca esclarecidos a Aeroneo nunca celebrou o contrato de arredamento e a “Fábrica” e áreas anexas foram de novo revertidas para o domínio militar.

Teixeira Correia

(journaliste)


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