Beja: Comics Festival a déjà un programme.


Les apparitions de Ricardo Leite, Zanzim et Ruben Pellejero sont parmi les principaux points forts de l'édition de cette année du Festival international de la bande dessinée de Beja, qui commence à 2 Juin.

A organização do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, cuja 18.ª edição terá lugar de 2 une 18 Juin de cette année, acaba de anunciar o respetivo programa.

Dirigido por Paulo Monteiro e da responsabilidade da edilidade local, tem de novo sede na Casa da Cultura de Beja e vai propor 17 expositions. Entre elas, destaca-se a dedicada a Maurício de Sousa e à sua Turma da Mônica, no ano em que abaixinha, gorducha e dentucinha” plein 60 anos de publicação. malheureusement, o desenhador brasileiro não estará em Beja, tal como Hermann, a quem o evento dedica uma mostra sobre a sérieDuke”, de que a Arte de Autor acaba de publicar no nosso país o sétimo e derradeiro volume.

Merece igualmente destaque a exposiçãoLendas Japonesasde José Ruy, o veterano criador português que faleceu no ano passado, após mais de 70 anos dedicados à BD, bem como os espaços dedicados aos originais do brasileiro Ricardo Leite, auteur de “Em Busca do Tintin Perdido”, que terá edição portuguesa de A Seita durante o festival, e ao francês Zanzim, desenhador dePele de Homem”, da mesma editora.

En plus de ces, vão expor em Beja também os espanhóis Anabel Colazo e Ruben Pellejero (actual desenhador das aventuras de Corto Maltese) e o brasileiro Paulo Borges. Comme d'habitude, o festival dedica grande atenção aos criadores nacionais, com exposições de André Pereira, Carlos Páscoa, Joana Estrela, John Sequeira, Patrícia Costa, Pedro Massano, Ricardo Baptista e os colectivos Tentáculo e Toupeira, num programa multinacional, saudável e desafiador, que combina nomes consagrados com autores a despontar.

Todos estes, bem como Ricardo Leite e Zanzim estarão presentes no primeiro fim-se-semana do festival, em que terão lugar as sessões de apresentação e de autógrafos, revisão de portefólios, o Mercado da BD, conversas, oficinas e concertos desenhados.

O cartaz do XVIII Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja é, de nouveau, da autoria de Susa Monteiro.

nouvelles: Lidador Nouvelles/Journal (JN)

Photo: DR


Partagez ce message sur
468x60.jpg