Beja: Procès du citoyen qui a vandalisé et volé des biens dans la caserne des pompiers.
Deux ressortissants indiens, qui sont en garde à vue, e um espanhol de nascimento, mas filho de portugueses e residente em Beja, começa, hoje a ser julgados no Tribunal de Beja. Estão acusados de quatro crimes de furto qualificado na forma consumada e quatro na forma tentada.
Um dos crimes de furto, perpetrado por um dos cidadãos de origem indostânica, de 49 ans, tido como muito violento, ocorreu na noite de 9 de outubro do sano passado, lorsque l'individu, vandalizou as instalações do quartel dos Bombeiros Voluntários de Beja (BVBeja), partindo vidros de portas da instituição e praticado o furto de diversos bens.
De acordo com o despacho de acusação a que o Lidador NotÃcias teve acesso, o arguido circulou por várias divisões do quartel de onde furto diversos bens com valor superior a 5.000 euros, tendo sido perseguido por dois bombeiros que o retiveram até à chegada da PSP que o deteve.
Os três indivÃduos em conjunto ou em solitário fizeram assaltos num quiosque, localizado no Terreiro das Peças, nas proximidades do Castelo de Beja, fazem estragos num valor superior a 100 euros. Num restaurante levaram da registadora e de uma caixa de gorjetas, plus que 1.500 euros e uma bolsa contendo cartões bancários. Os meliantes introduziram-se em dois apartamentos de onde furtaram géneros alimentares, bebidas e roupas num valor superior a 200 euros.
Os dois cidadãos indianos foram presentes a primeiro interrogatório judicial no dia 28 Octobre 2023, tendo-lhes sido aplicada como medida de coação o termo de identidade e residência (TIR) e na noite desse mesmo dia foram de novo detidos por agentes da PSP a praticarem novos furtos. Presentes no dia seguinte a um Juiz de Instrução Criminal foi-lhes decretada a prisão preventiva, en attente de jugement dans la prison Beja.
Teixeira Correia
(journaliste)