Beja: Marcelo nommé "la peur de président". Castro et à titre posthume décerné Brito.
“Banho de multidão” na Ovibeja e visitante batiza Marcelo Rebelo de Sousa, de O presidente sem medo”. Castro e Brito condecorado a título póstumo com a comenda de “Grande Oficial da Ordem de Mérito”.
No meio de pisadelas, empurrões e selfies, alguém disse: “Tivemos um general sem medo, agora temos um presidente sem medo”.
Interrogé par Lidador Nouvelles (LN) sobre a frase, Marcelo Rebelo de Sousa, justificou que “gosto de estar com as pessoas e é bom a pessoas estarem comigo”, justifiée.
Hier (Samedi) a Ovibeja recebeu uma das maiores enchentes de sempre e a maior manifestação de afeto para com um político, ultrapassando a popularidade que Jorge Sampaio. “Não esperava tanto, mas não é mérito meu, as pessoas estavam com défice de esperança”, conclu.
Já de manhã na chegada a Beja de comboio, a Marcelo Rebelo de Sousa foi recordado o episódio de há 40 ans, quando andou escondido nos telhados de Beja, que agora o recebiam “de braços abertos”.
“Isso foram tempos de grande confronto doutrinário e edeológico, próprio das revoluções. Neste momento um pouco mais velhinho, represento Portugal e todos os portugueses”, justifiée.
Num balanço sobre os três dias de visitas no Alentejo, Marcelo sustentou que se tratou de “cumprir uma promessa de proximidade com as pessoas”, acrescentando que deu para perceber melhor que “há problemas de fundo a resolver e muito para mudar”, fini.
Questionado sobre as próximas visitas o Presidente da República revelou que vai “parar” uns tempos, mais, que em junho “regressarei” a um “Portugal Próximo” no Interior Transmontano”, conclu.
A presença de Marcelo Rebelo de Sousa na Ovibeja estava ligada à homenagem ao criador da feira, Manuel Castro et Brito, recentemente desaparecido.
Falando às muitas centenas de pessoas que o aclamaram, o Presidente da República revelou que a título póstumo, sur 25 de Septembre, data do aniversário de Castro e Brito, a família com a condecoração de Grande Oficial da Ordem de Mérito.
Teixeira Correia
(journaliste)