Plus d'une demi-centaine de soldats, hommes et femmes, portant un uniforme ou en civil sont impliqués dès le 08,00 Heure samedi, dans une action de nettoyage et de jardinage dans le Quartier Résidentiel de la Base Aérienne 11 (BA11).
. Não foi pedida qualquer tipo de colaboração à Câmara Municipal de Beja ou União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista.
A ação foi decidida na passada quinta-feira pelo comando da unidade, tendo um morador/militar revelado ao Lidador Notícias (NL) que “fomos convocados por mail, onde também era pedido que em caso de impossibilidade de comparecer justificássemos a razão”, dit.
O Bairro da BA11 está a ser alvo de uma intervenção ao nível de pintura de edifícios e alcatroamento das ruas, mas a indisponibilidade ou a falta de pessoal de jardinagem tem levado a que o não apresenta muitas ervas e arbustos e troncos espalhados em alguns espaços. O edifício mais icónico do bairro é a “Torre”, avec 10 andares e 60 appartements, é aquele que apresenta um avançado estado de degradação, já que alguns dos espaços no topo do prédio servem de dormitório aos pombos.
A realização, a partir da próxima segunda-feira, de mais um importante exercício na BA11, o ETAP-T 2022, que conta com a presença de militares de França, Allemagne, Italie, République tchèque, Roumanie, Reino Indo e Espanha, além da Força Aérea (FAP) e Exército Português, terão levado o comando da unidade a promover a limpeza do bairro.
Câmara e União de Freguesias fazem intervenções esporádicas do bairro, cuja gestão está sob a administração direta do Comando da unidade, que tem como comandante desde o passado dia 25 Octobre 2021 pelo Coronel Carlos Lourenço, através do Grupo de Apoio. Selon l'autorité locale, “há um protocolo para a recolha do lixo no bairro”, justifiée.
Ao Gabinete de Relações Públicas da Força Aérea foram colocadas questões sobre a ação e se as mesmas são do conhecimento do Comando da FAP, cujas respostas aguardamos.
O Bairro Residencial
O Bairro Residencial foi construído há quase 60 années avec l'arrivée des unités d'enquête de la Force aérienne allemande (German Air Force) et a un total de 330 logement. Ceci est un quartier résidentiel composé de rues, parkings, espace vert et diverses installations de soutien social. A partir de 1993 et la sortie de Beja allemand, o bairro passou para a posse da Força Aérea.
Empresário pretendia recuperar a “Torre”
Philip Cameirinha, le secteur de l'accueil de l'entrepreneur, l'agriculture et le vin, pretendia recuperar o edifício para criar apartamentos para arrendamento de curta duração, qui investirait plus 1,8 million.
Les négociations avec la Force aérienne ont commencé au début de 2018, l'homme d'affaires a rencontré, au moins trois fois, avec les militaires, Il a fait une proposition, chegou a visitar as instalações com o então comandante da unidade, mas se ao princípio as respostas foram inexistentes, depois o negócio deixou de ser viável “porque poderão precisar das instalações, compte tenu des changements apportés par la construction possible du nouvel aéroport de Lisbonne, Montijo dans la Base ", justificou em junho de 2019, Philip Cameirinha.
Teixeira Correia
(journaliste)