Du vendredi au dimanche, avec la réalisation des Paroles d'Andarilhas, Beja devient la ville des contes, qui aura pour cadre principal le Jardin Public Gago Coutinho et Sacadura Cabral, l'espace principal de la vieille dame Pax-Júlia.
As Palavras Andarilhas são organizadas desde 1998, com a periodicidade bienal após 2002, pelo MunicÃpio de Beja, através da Biblioteca Municipal, com a abertura oficial do evento o ocorrer ao final da tarde desta sexta-feira no Auditório do Coreto no jardim, com a presença do Grupo Coral do Estabelecimento Prisional de Beja.
Fazendo jus aos 150 anos da sua fundação e à fama que a acompanha, José Saramago Bibliothèque municipale, preparou um programa muito diversificado, que vai das conferências, aos espetáculos de contos, visites guidées, atividades para pais e filhos, mercado de livreiros e mercadinho andarilho. Mas a organização foi mais longe e chamou as associações de Beja para promover diversas atividades nos muitos canteiros floridos e de relva do Jardim Pública, local onde tudo será de acesso gratuito.
Jorge Serafim, o curador da edição de 2022, Alice Vieira, Nelson Mateus, António Bagão Félix, Ana Sofia Paiva, Alice Neto de Sousa, José Craveiro, Sofia Paulino e Andreia Brites, a subcomissária do Plano Nacional de Leitura, são alguns dos nomes lusos que marcam presença. As estes juntam-se os espanhóis Ana Griott e Pep Duran e os brasileiros Benita Prieto e Claúdia Fonseca.
A edilidade preparou um conjunto de dezena e meia de oficinas de capacitação para todos aqueles que estão interessados na mediação da leitura e da escrita, na dinamização de histórias e de leitura em voz alta e na utilização dos contos para mediar a leitura.
Para uma efetiva participação dos portugueses na maior iniciativa dos contos, da leitura e da escrita do Sul de Portugal, o MunicÃpio deixou um convite a todos os cidadãos: “Não falte. Venha fazer a festa connosco no Jardim Público de Beja.
Teixeira Correia
(journaliste)
Photo: DR