Béringel/Béja: La paroisse détecte 150 faux certificats de séjour et porte plainte.


A Junta de Freguesia de Beringel, dans le comté de Beja, détecté 150 atestados de residência falsos requeridos por imigrantes, tendo denunciado o caso ao Ministério Público (MP) e suspendido temporariamente a emissão destes documentos.

Em comunicado a junta de freguesia indicou que os atestados de residência falsos foram detetados durante uma fiscalização efetuada, Samedi, pela autarquia juntamente com a GNR.

A ação surgiu após terem sido solicitados na junta, desde o início deste mês, “à côté de 170 atestados de residência para apenas seis habitações, sendo as duas testemunhas do requerimento sempre as mesmas, o que levantou suspeitas de fraude”, justifiée.

O presidente da Junta de Freguesia de Beringel, Victor Besugo (PS), rapporté que, ao aperceber-se da situação, solicitou o acompanhamento da GNR e avançou com uma fiscalização nas seis habitações para confirmar as suspeitas.

E viemos a constatar que, en fait, não moravam lá e encontrámos outros imigrantes que garantiram que só eles é que viviam nessas casas”.

En d'autres termes, selon le maire, “aproveitaram-se das casas onde já estavam imigrantes e deram essa morada na junta”.

Já denunciámos ao MP para que as entidades possam atuar e punir quem presta estes falsos testemunhos e, enquanto a situação não for resolvida, está suspensa a emissão dos atestados de residência”, souligné.

Vítor Besugo disse esperar que seja iniciada uma investigação ao caso e manifestou a disponibilidade da autarquia para colaborar, sublinhando que os dados das testemunhas e dos requerentesestão todos na junta de freguesia”.

Segundo o autarca de Beringel, antes do ‘boomda imigração, esta junta de freguesia passava em média cerca de 60 atestados de residência por ano.

Mas tem vindo a aumentar gradualmente. L'année dernière, passámos cerca de 500 et, cette année, nous avons 600 pedidos já, numa freguesia que tem 1200 personnes”, at-il ajouté.

Des inconnus tirent sept coups de feu sur une vitrine

Dimanche matin, desconhecidos fizeram sete disparos de pistola, contra a montra de um estabelecimento comercial, propriedade de um cidadão de origem indostânica.

Personne n'a été blessé, nem foram feitas detenções, e tudo apontou para ato de vingança entre elementos da comunidade.

O caso aconteceu cerca das 01h50, quando a partir de uma viatura Audi de cor escura, foram efetuados os tiros contra a montra do antigo café “Cantinho do Rossio”, que há alguns meses a esta parte é uma mercearia explorada por cidadãos alheios à comunidade, que funciona todos os dias das 09h00 às 22h00.

Teixeira Correia

(journaliste)


Partagez ce message sur
468x60.jpg