Castro Verde: 2ºFestival Castro Mineiro.


Castro Verde célèbre l'identité et la culture du Minas Gerais 1 une 3 de Septembre, dans la 2e édition du Festival Castro Mineiro.

Dans les jours 1, 2 et 3 de Septembre, Castro Verde volta a ser palco do Festival Castro Mineiro. Espaço de encontro entre diferentes expressões artísticas, culturais e sociais que convidam a descobrir e a colocar em evidência a inovação tecnológica, cultural e social que se vive nos territórios mineiros, em diálogo permanente com o património da tradição de séculos de mineração.

No plano musical, o Festival conta com GNR (1 ENSEMBLE), BLAYA (2 ENSEMBLE) e OS COMPOTAS (3 ENSEMBLE) como cabeças de cartaz desta edição, da qual fazem ainda parte projetos musicais como “Malino”, une 1 de Septembre, “Sneaky Mouse”, une 2 de Septembre, e animação noite fora com o DJ Cruzfader, logo após os concertos.

No plano humorístico, il est “Môce dum Cabréste”, o algarvio Dário Guerreiro, quem sobe ao palco do Castro Mineiro, une 3 de Septembre, para apresentar o seu espetáculo de stand-up comedy.

A tradição do cante alentejano volta a ser presença forte na programação do festival, através das atuações d’ “Os Ganhões” Castro Verde, “Os Cardadoresda Sete, “Os Cigarras” Aljustrel, do Grupo Coral da Mina de São Domingos, e dos Grupos Corais de Almodôvar, “Voix” et “Flores do Campo”.

Arts plastiques, expositions, conversas, gastronomie, iniciativas ligadas à atividade mineira e artesanato são outras das atividades que compõem a programação desta iniciativa, que tem entrada livre e acesso gratuito ao campismo, au Camping Castro Verde, et les Piscines Municipales, durante os dias em que decorre o Festival.

A iniciativa acontece no Parque da Liberdade, à Castro Verde, e celebra a identidade mineira que tem vindo a ser construída ao longo dos últimos 40 ans, através da instalação daquele que é um dos mais importantes empreendimentos mineiros da Europa – a Mina de Neves-Corvo.

Refira-se que a realidade socioeconómica do concelho de Castro Verde se encontra fortemente ligada à atividade mineira, sendo importante valorizar os homens e mulheres que diariamente contribuem para extrair as riquezas minerais de cobre e zinco das profundezas desta terra. A atividade mineira é, à Castro Verde, mas também noutras partes do mundo, a principal responsável pela geração de rendimento e de emprego e não menos importante fonte de intercâmbio cultural, de fluxos migratórios e de encontro entre pessoas de diferentes origens e continentes.

O Festival Castro Mineiro é uma organização da Câmara Municipal de Castro Verde, en partenariat avec SOMINCOR, e com direção artística de Napoleão Mira.


Partagez ce message sur
468x60.jpg