CEBAL: Arrêt des travaux pour la construction du nouveau bâtiment du Centre de Valorisation.


Um mês apôs o início da montagem do estaleiro e vedação do espaço, a obra de construção do novo edifício do Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia em Beja (CVTTB) está parada. Em causa nova sondagens de profundidade.

O novo Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia em BejaEdifício do Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL), vai localizar-se nas proximidades das Piscinas Cobertas, près du siège du Despertar Sporting Clube, mas após a abertura das primeiras fundações foi detetado um problema que levou à sua paragem.

De acordo com informação da Câmara Municipal de Beja, a promotora do projeto, “o início das escavações para obra revelaram que a profundidade teria de ser superior à que constava no projeto. Por isso o projetista fez novas sondagens cujos resultados se aguardam”, justifiée.

Recorde-se que a autarquia abriu, dernier jour 24 Mars, as propostas recebidas no âmbito do segundo concurso público para a sua construção. Après un premier appel sans candidatures, ont maintenant été atteints 5 entreprises intéressées par le travail, evidenciando o compromisso do Município de Beja em reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação no Concelho de Beja e no Alentejo.

Tendo a obra sido adjudicada à empresa Moreira e Serrano, Lda, avec une valeur de 1.464989,87 + 6% de Iva, suportada por apoios comunitários, com um prazo de construção de 540 journées.

A candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Beja, resulta de uma parceria com o CEBAL e com o Instituto Politécnico de Beja, Programme opérationnel régional Alentejo 2020, que congregou uma visão disruptiva e estratégica da Ciência para o Território. Uma Ciência com impacto social, économique, cultural e ambiental, que contribui para potenciar a atratividade de novos investimentos, baseados no conhecimento, valorizando uma economia assente nos recursos endógenos e nas atividades emergentes de elevado índice tecnológico.

A infraestrutura a construir permitirá ao CEBAL ampliar os laboratórios e salas de experimentação para o desenvolvimento da sua atividade, reforçando a estratégia de transferência de conhecimento e tecnologia iniciada pelo Centro em 2015. Essa estratégia é definida pelo seu Programa de Potenciação da Transferência de Tecnologia (2015-2025), que vincula o CEBAL a um conjunto de ações que visam aumentar a difusão e penetração do conhecimento e das tecnologias no tecido produtivo, tendo por base a investigação que é desenvolvida, tanto pelo CEBAL como por outras entidades de I&Ré, bem como contribuir para o desenvolvimento, a curto médio-prazo, de soluções inovadoras e atrativas para o Território.

Teixeira Correia

(journaliste)


Partagez ce message sur
468x60.jpg