A Câmara Municipal de Moura aprovou a atribuição de um apoio financeiro às IPSS’s do concelho de Moura, que visa minimizar os impactos da pandemia de COVID-19 nestas instituições.
O apoio agora aprovado divide-se em duas componentes, designadamente uma destinada à aquisição de equipamentos de proteção individual e produtos de higiene e limpeza – servindo de critério para a quantificação do apoio financeiro o número de colaboradores da instituição, fixando-se, por cada funcionário, la valeur de 50 euros.
Uma outra componente, será o apoio ao combate a surtos instalados nas instituições. Neste caso será atribuído um apoio de 100 euros por cada colaborador e utente com teste positivo à COVID-19. Esta componente prevê ainda a necessidade de se recorrer a empresas de serviços externos por forma a ser garantida a assistência aos utentes e funcionários.
Notez que, a proposta hoje aprovada já havia sido debatida e consensualizada durante uma reunião de trabalho com as IPSS do concelho no passado dia 02 Février.
Álvaro Azedo, Maire de Moura, considera que este é um importante apoio para as Instituições Particulares de Solidariedade Social, tendo em conta o crescente número de infeções motivadas pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, ces dernières semaines. O autarca lembrou ainda que, desde o início do ano foram já detetados três surtos em lares do concelho, sendo fulcral garantir, à ce stade, todo o apoio àquela que é considerada, pelos especialistas em saúde pública, a população mais vulnerável à COVID-19.
Recorde-se que desde abril de 2020 que o Município de Moura e o Serviço Municipal de Proteção Civil têm acompanhado a atividade dos lares e IPSS do concelho, prise, em estreita e regular colaboração com estes e com a Direção do Centro Distrital de Segurança Social disponibilizado todo o apoio necessário, consubstanciado na aplicação de meios e recursos que visam a proteção da saúde de todos os utentes e funcionários destas instituições.