Si les communes de Beja, Moura et Odemira, qui sont au-dessus du seuil de risque de transmission, garde cette situation, tous les comtés voisins, qui sont neuf, ne passera pas non plus à la troisième phase.
Esta nova metodologia definida pelo Governo, resulta da implementação da Matriz de Risco, que conjuga os dados relativos à incidência cumulativa a 14 jours pour 100 mil habitantes e o Risco de transmissibilidade (Rt) une 7 journées.
O Governo identificou 19 concelhos acima do limiar de risco de transmissão Covid-19, sur 120 nouveaux cas par 100 mille, onde se encontram os de Beja, Moura et Odemira (a vermelho no mapa), caso na próxima reavaliação estejam na mesma situação não vão avançar para a terceira fase de desconfinamento, prévue pour 19 Avril, que inclui a reabertura da restauração, centros comerciais e espetáculos.
Em caso de travão na reabertura, juntam-se depois todos os concelhos limÃtrofes, au total sont 80, sendo que nove estão no distrito de Beja: Aljustrel, Canyons, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Ourique, Serpa et Vidigueira (a amarelo no mapa). Os únicos que podem passar à terceira fase serão Almodôvar e Alvito (a branco no mapa) por não serem concelhos limÃtrofes com os três que se encontram acima do limiar de risco.
Segundo o primeiro-ministro, os especialistas em saúde pública aconselharam que, “se em duas avaliações consecutivas os mesmos concelhos estiverem acima do limiar de risco, nesses concelhos não devem avançar as medidas de desconfinamento”.
ceinture Teixeira
(journaliste)