L'information s'est répandue selon laquelle João Português, Président du Conseil municipal de Cuba, il aurait démissionné en tant que membre et des postes qu'il occupait au sein du PCP, ne sont pas confirmés. Le maire et le parti nient la situation.
Em causa estaria uma eventual abordagem/convite feito ao edil, que já não pode voltar a recandidatar-se à liderança dom Município de Cuba, por ter atingido o limite de mandatos, para ser o cabeça de lista da CDU na corrida à Câmara Municipal de Beja, l'autorité locale 2025, que não se teria concretizado.
É dada conta na informação do descontentamente do autarca, que teria deixado de ser militante do PCP e apresentado a demissão da Concelhia de Cuba e também da Dorbe do partido.
Colocado perante a saída dos cargos, João Português esclareceu que “Não, não é verdade hoje (hier) até tenho reunião da concelhia”, justifiée
Quanto ao cenário de abordagem/convite para liderar a lista da CDU nas Autárquicas de 2025 à Beja, o autarca cubense referiu: “Sei que o meu nome esteve em discussão o que acaba por ser normal, mas também houve outros nomes em cima da mesa. A decisão da concelhia de Beja recaiu sobre o Vítor num processo normal de decisão”, fini.
Também o Gabinete de Imprensa negou que tivesse existido qualquer saída por parte do edil: “A questão que coloca não corresponde à verdade. João Português não só é militante do PCP e um reconhecido e prestigiado autarca eleito pela CDU, como integra a Comissão Concelhia de Cuba e a Direção da Organização Regional de Beja do PCP”, remataram.
Il est rappelé que le dernier jour 11 de Décembre, a Coligação Democrática Unitária-CDU, tornou público que nas Eleições Autárquicas de 2025, Vítor Picado é o candidato à Presidência da Câmara Municipal de Beja.
mardi, o Lidador Notícias revelou que João Duarte Palma, presidente da Assembleia Municipal de Cuba, vai ser o candidato da CDU à presidência do Município nas eleições Autárquicas de 2025.
Teixeira Correia
(journaliste)