Cuba: L'épidémie de covid-19 dans la maison de Misericórdia a déjà causé la mort de 11 utilisateurs.


La deuxième municipalité avec l'incidence cumulée la plus élevée au Portugal de cas de covid-19, a déjà provoqué la troisième épidémie la plus meurtrière dans les maisons du district.

O surto de covid-19 no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Cuba (SCMC), aucun district Beja, já provocou 11 mortes entre os setenta e setenta e três utentes da instituição, ayant 85 cas positifs, 58 les utilisateurs et 27 fonctionnaires.

Dos utentes infetados, alguns estão internados no Hospital José Joaquim Fernandes, à Beja, enquanto que os funcionários que testaram positivo estão em recuperação nas suas habitações.

Os cuidados aos utentes da SCMC estão a ser assegurados pelos funcionários da instituição não contagiados e elementos das brigadas de intervenção da Cruz Vermelha Portuguesa e trabalhadores contratados a empresas especializadas neste tipo de serviços.

O surto no lar da Santa Casa da Misericórdia é a “ponta do icebergue” da situação extremamente complicada que se vive no concelho, onde de acordo com os últimos dados da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), Ça a 242 cas actifs et 17 décès.

Comme 11 mortes no lar da Misericórdia, só são superadas pelas 12 ocorridas na mansão de São José, à Beja, no surto registado em finais de outubro e início de novembro do ano passado e as 22 de 10 “dias negros” do corrente mês de janeiro, no lar da Santa Casa da Misericórdia de Mértola.

Segundo a Direção-Geral de Saúde (DGS), o Município de Cuba é o segundo em Portugal no que diz respeito à taxa de infeções por mil habitantes, onde a incidência cumulativa a 14 journées, entre 5 et 18 Janvier, regista 6224 cas, sendo considerado um concelho de risco extremamente elevado ao nível de contágios.

Teixeira Correia

(journaliste)


Partagez ce message sur
468x60.jpg