EDIA: conférence “Élites et développement régional en Alentejo (1850-1960)”.


Le rôle des élites dans le développement de la région de Transtagana sur un siècle est le thème de la prochaine conférence du cycle Terres et paysages du Sud, qui aura lieu aujourd'hui, à 21h30 au Centre des Musées de la Rua do Sembrano, à Beja, par le Prof.. Paul E.. Guimarães.

O período em análise, que foi atravessado por três regimes económicos e políticos, conheceu um assinalável crescimento que teve na sua base a grande exploração agrícola alentejana, assente na escala e na diversificação produtiva estratégica face aos seus distintos mercados.

Durante esse período encontram-se investimentos por parte das elites nas minas, na banca regional, nos seguros, na atividade industrial e comercial.

Pas de plan social, o agravamento da situação do proletariado agrícola e urbano, sem ter sido acompanhado por um crescimento substantivo das classes médias urbanas, ficou sinalizado pela manutenção de elevadíssimos níveis de analfabetismo, fraca qualificação industrial e fragilidade do tecido urbano.

A partir dos anos de 1950, a solução imposta pelo regime autoritário mostrou-se incapaz de lidar com os problemas sociais anteriores e de permitir à região enfrentar os desafios críticos que se impunham na nova ordem internacional.

Durante a conferência, procurar-se-á identificar os principais atores económicos nesse processo histórico, bem como a estruturação do seu tecido industrial.

Este ciclo de conferências é organizado pela EDIA em parceria com a CCDR Alentejo e a CMBeja, com o apoio da Associação para a Defesa do Património Cultural da Região de Beja e a Universidade Sénior.


Partagez ce message sur
468x60.jpg