EDIA: Conférence sur le Bº Alentejo aux XVIIIe et XIXe siècles.


Cette conférence abordera les témoignages et les descriptions de certains de ces militaires et naturalistes sur ce territoire et ses habitants..

a lieu demain, par 21:30 heures, dans l'auditorium de edia, à Beja, a conferência “O Baixo Alentejo dos séculos XVIII e XIX visto por viajantes estrangeiros, um escritor de Albernoa e um político do Monte da Mesas”, pelo Antropólogo Carlos Pedro.

Esta conferência, entrée libre, está integrada no ciclo “Terra e Paisagens no Sul”, que resulta de uma parceria entre a EDIA, a Câmara Municipal de Beja e a Direção Regional de Cultura do Alentejo.

Este ciclo de conferências pretende, convocando a história, anthropologie, agronomia, economia e diversas outras áreas do saber, ajudar a perceber como se foi definindo a paisagem alentejana e moldadas as suas gentes.

Nos séculos XVIII e XIX, Portugal foi percorrido por muitos estrangeiros, sobretudo comerciantes, militares e naturalistas. Percorreram o país por razões diferentes, nem todos escreveram sobre o que viram e a maior parte deles não esteve no Baixo Alentejo.

Cette conférence abordera les témoignages et les descriptions de certains de ces militaires et naturalistes sur ce territoire et ses habitants..

A paisagem baixo-alentejana mudou radicalmente entre finais do século XIX e inícios do XX. Sobre esta mudança veremos descrições de Brito Camacho nas suas memórias, e de Manuel Ribeiro, sobretudo na sua obra “Planície Heroica”, naturais, respectivement, do Monte das Mesas em Aljustrel e de Albernoa em Beja e que conheceram muito bem o meio rural sobre que falam.

A iniciar a conferência haverá uma apresentação comentada de uma descrição da envolvente de uma pequena aldeia de entre Castro Verde e Mértola nos inícios do século XVIII.

A conferência terá transmissão em direto no canal Youtube da EDIA em: https://www.youtube.com/c/AlquevaEDIA.


Partagez ce message sur
468x60.jpg