Armée: Promoção ao posto de Brigadeiro-General do Coronel Tirocinado Joaquim Banquinho.


O novo Brigadeiro-General é tido nos meios militares como “um filho do RI3 e RI1 (Beja) e um oficial muito competente”, était commandant du 2e régiment d'infanterie No. 3 et régiment d'infanterie No. 1.

Assinada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi ontem publicado em Diário da República, o decreto de homologação da promoção ao posto de Brigadeiro-General do Coronel Tirocinado de Infantaria Joaquim Manuel de Mira Branquinho.

A promoção do oficial foi efetuada por deliberação de 31 Décembre 2024 do Conselho de Chefes de Estado-Maior e aprovada por despacho do Ministro da Defesa Nacional de 3 Janvier 2025, tendo três dias depois o Presidente da República homologado a mesma.

Ascendeu ao posto de Coronel, en 16 Décembre 2020, dia que foi empossado no cargo de comandante do Regimento de Infantaria 13, Vila Real, cargo que viria a deixar em 10 Janvier 2022, para frequentar no Instituto Universitário Militar o curso para promoção a oficial-general.

Joaquim Branquinho, Il est né à Évora, Ça a 55 ans et 35 années de service, tantos quantos os anos que vive em Beja.

Colocado no Instituto Universitário Militar, o Brigadeiro-General Joaquim Branquinho, deixa as Funções de Coordenador da Área de Ensino do Exército e passa a desempenhar as funções de Diretor do Curso de Promoção a Oficial General, curso que integra militares dos três ramos das Forças Armadas e da GNR.

En 3 Janvier 2019, Marcelo Rebelo de Sousa, décerné le fonctionnaire, que então desempenhava as funções de Adjunto do General Chefe do Estado-Maior do Exército, avec l'Ordre militaire d'Avis, degré comendador, selon un ordre du Président Chancery portugais, la présidence.

Da sua folha de serviços constam doze louvores, dont 4 concedidos pelo General Chefe do Estado-Maior do Exército, 6 por outros Oficiais Generais e dois por outras entidades militares. Possui várias condecorações das quais se salientam: · Ordem Militar de Avis, degré Comendador; · 2 Medalhas de Serviços Distintos; · Medalha de Mérito Militar de 2.ª e de 3.ª classe; · Medalha D. Afonso Henriques 3.ª classe; · Medalha de Comportamento Exemplar, grau ouro.

Teixeira Correia

(journaliste)


Partagez ce message sur
468x60.jpg